fbpx

Select Page

10 tendências para os próximos anos

10 tendências para os próximos anos

A Futurecom 2019 trouxe ao público várias pesquisas e demonstrações. Um dos principais assuntos foi o 5G, e a Huawei também compartilhou informações a respeito do futuro dessa tecnologia.

Siga o instagram da colunista sobre tendências e profissões do futuro do BizMeet

A empresa anunciou 10 tendências globais para a rede móvel de quinta geração, até o ano de 2025. Elas fazem parte do estudo Global Industry Vision, detalhado por Julio Sgarbi, consultor principal da companhia na América Latina. Confira os detalhes de cada trend mais abaixo:

1- Vivendo com robôs

De acordo com os resultados, no ano de 2025, os robôs vão existir com mais frequência no cotidiano das pessoas. Eles trabalharão como enfermeiros e até poderão servir de companhia para crianças e idosos.

Os dados indicam que 14% das casas terão uma máquina, a nível mundial. Além disso, cada casa de repouso teria uma média de 10 robôs. Eles funcionariam com base na tecnologia proporcionada pelo 5G.

2- Supervisão

 

Esta tendência se refere principalmente aos recursos tecnológicos que farão uso da rede móvel de quinta geração, como realidades virtual e aumentada, vídeos em 4K Ultra HD e Inteligência Artificial.

O levantamento indica que o 5G tornará possível utilizar essas ferramentas para o usuário enxergar além da sua visão. Um dos exemplos é o resgate de obras histórias, por meio de IA, e “viajar” por museus ao redor do mundo, com um headset VR.

As estatísticas mostram que terão 337 milhões de usuários das realidades virtual e aumentada no mundo, e 10% das empresas já vão trabalhar com VR.

3- Zero busca

 

Relacionada à nuvem, a tendência de “zero busca” entende que a Inteligência Artificial irá aprender o cenário onde é aplicada para prever problemas.

Este tópico também trata do chamado “Me network”. Desde que seja autorizado pelo usuário, tudo o que ele vê seria proposto, especialmente em anúncios mais personalizados. Dentro disso, as pessoas também teriam – com o 5G – o aprimoramento de funções já existentes, como a interação sem botão, por gestos e comandos de voz.

Os números afirmam que 90% dos dispositivos no mundo, em 2025, terão acesso a assistentes pessoais.

4- Ruas sob medida

 

Neste segmento, o assunto principal consiste em carros conectados. O cenário indica que os carros poderão se comunicar entre si e com semáforos e objetos nas ruas, por meio da rede móvel de quinta geração. Apesar de ser um cenário ainda demorado, é previsto que o modelo idealizado acabe com os congestionamentos.

Em um dos exemplos práticos, haveria uma faixa de emergência virtual, na qual os veículos detectariam quando uma ambulância precisar passar rapidamente e abririam passagem de forma autônoma a ela.

Segundo a pesquisa, em 2025, 15% dos automóveis globais vão estar conectados – na tecnologia C-V2X.

5- Trabalhando com robôs

 

Diferente do primeiro tópico, este quinto engloba os robôs no ambiente profissional, com a realização de tarefas em ambientes mais perigosos, nos quais são humanos que se arriscam atualmente.

Além disso, as máquinas ainda seriam aplicadas para atividades repetitivas ou em situações que demandam alta precisão, como cirurgias e montagem de equipamentos, uma vez que as principais características do 5G incluem a grande taxa de confiabilidade.

A cada 10 mil trabalhadores de manufaturas, conforme mostra o estudo, 103 seriam robôs, em 2025.

6- Criatividade aumentada

 

Tendência ligada à Inteligência Artificial, ela mostra como esse recurso poderá evoluir com o 5G, ao ponto de o recurso tecnológico poder ajudar compositores a criar uma música ou estudantes na elaboração de teses e dissertações em segundos.

Outra aplicação prática se trata da identificação de fraudes e cópias. Mas é importante reforçar que, neste tópico, a IA seria diferente da consciência humana.

Os dados apresentam que 97% das grandes companhias no mundo já usarão Inteligência Artificial em suas operações, no ano de 2025.

7- Comunicação sem atritos

 

Esta parte mostra o uso do 5G aplicado ao chamado big data, ou seja, em grandes bases de dados. Elas seriam utilizadas por empresas para conhecer seus clientes, entender serviços e produtos.

Além disso, em âmbito mais pessoal, o big data permitiria uma comunicação mais inclusiva e sem fronteiras.

De acordo com as estatísticas produzidas na pesquisa, 86% de todos os dados produzidos serão usados, daqui a seis anos.

8- Economia simbiótica

 

A oitava tendência trata a tecnologia para três situações principais, dentro do setor de economia: inclusão, parcerias e sustentabilidade.

Enquanto 100% das empresas vão adotar a nuvem em suas operações, no ano de 2025, 85% dos apps das companhias já estarão no ambiente cloud.

9- Implementação rápida do 5G

 

A penúltima tendência aborda as principais características da rede móvel de quinta geração. Entre as principais, estão englobadas as conexões massivas, altas bandas e ultrabaixa latência.

Daqui a seis anos, o estudo entende que serão 2,5 bilhões de pessoas que usarão o 5G a nível global. Essa rede teria 6,5 milhões de rádio-base. E 58% do mundo seria conectado por meio dela.

10- Politicamente correto

 

Para completar, o último trend analisa a necessidade de uma governança digital global, para padronizar alguns pontos sobre a utilização do 5G no mundo. A sua existência possibilitaria a proteção dos ativos digitais.

A quantidade de dados produzidos globalmente por ano, em 2025, alcançaria o número de 180 ZB (zettabytes).

*Fonte: Tudo Celular

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This