fbpx

Select Page

4 Tendências do mercado de trabalho em 2021

4 Tendências do mercado de trabalho em 2021

Algumas pesquisas já apontam como o ano de 2020 acelerou a inovação em certos setores. Por exemplo, técnicas como a telemedicina não eram esperadas a sofrer tanto avanço em um único ano. O trabalho em 2021 será diferente do trabalho em 2020, mas nem de longe parecerá com o de 2019. Após a pandemia, o novo normal tem poucas semelhanças com o antigo. Várias mudanças, como a flexibilização e o home office, vieram para ficar.

Nesse post, vamos listar as 4 tendências mais relevantes para o mercado de trabalho em 2021, bem como as expectativas mais destacadas pelos executivos quando o assunto é o futuro do trabalho.

1. Aquecimento de setores de tecnologia, saúde e logística

A tecnologia se mostrou mais necessária do que nunca em 2020. Soluções de tecnologia da informação foram as grandes salvadoras de diversas empresas que, sem poder operar presencialmente, transferiram seus times para casa.

A saúde foi o principal setor obrigado a responder à pandemia de 2020. Empresas e cientistas começaram uma corrida pela inovação, adaptando-se rapidamente aos problemas de contaminação e de desenvolvimento e distribuição de testes e vacinas.

Com as compras realizadas em e-commerces em alta, a demanda por operações de entrega dispararam. A tendência é que o aquecimento nesses três setores principais continue subindo em 2021.

2. Contratação remota e autônomos

O emprego do regime de home office permite que empresas contratem profissionais residindo em outras cidades e mesmo em outros países. Com as empresas se acostumando a gerir times híbridos e remotos, uma situação que se tornará comum é o emprego de profissionais distantes.

Em termos de contratação, uma figura que tem ganhado destaque é o freelancer. Esse profissional é contratado para um projeto específico, de forma temporária. Sem vínculo, ele pode se dedicar a outras empresas e outros clientes.

Não é incomum que empresas contratem profissionais freelancer de modo recorrente e até mesmo como teste. Nesse caso, a empresa contrata o profissional para um cargo fixo caso a experiência tenha sido satisfatória.

3. Soft Skills

Um mundo dinâmico, incerto e cada vez mais conectado requer habilidades profissionais diferentes. As Soft Skills estão ganhando muito espaço no debate sobre a qualificação dos profissionais. A tendência é que as avaliações e entrevistas de emprego levem cada vez mais essas habilidades em conta.

Soft Skills são as habilidades comunicativas, emocionais e interpessoais dos profissionais. Estão ligadas a traços de personalidade, às atitudes que a pessoa toma na sua carreira e a sua empatia com os colegas de trabalho. Exemplos de bons soft skills são adaptação, inovação, estratégia e aprendizado contínuo.

4. Trabalho híbrido e Flexibilização do espaço de trabalho

O rendimento do trabalho e a redução de gastos agradou os gestores e executivos quanto ao uso de home office. Em 2021, não se prevê a volta completa ao regime de escritório, mas sim a adoção de mais flexibilidade e do regime híbrido.

No clima de corte de gastos, a busca por espaços de coworking deve aumentar em 2021. Recuperando-se da queda sofrida por causa do isolamento social, o escritório compartilhado é a solução certa para empresas que precisam de inovação, adaptação e economia.

BR.Offices está preparado para 2021!  com planos flexíveis para empresas de todos os tamanhos, confira as soluções para seu negócio !

Sobre o Autor

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This