Select Page

5 Inovações de Tecnologia que prometem otimizar o trabalho e gerar mais resultados

5 Inovações de Tecnologia que prometem otimizar o trabalho e gerar mais resultados

Recentemente, a IBM anunciou sua iniciativa anual para 2017, a IBM 5 in 5. Esta lista 5 inovações da área da ciência e tecnologia previstas para mudar a concepção de trabalho, interação e a vida das pessoas para os próximos cinco anos.

A IBM Next 5 in 5 baseia-se em tendências sociais e mercadológicas e emergentes que tornarão essas transformações possíveis.

No Bizmeet já listamos as principais tendências para 2017 na área de tecnologia. As previsões da IBM vem pra somar à isso, e trazer novas reflexões sobre AI (Artificial Inteligence, Inteligência Artificial em português), sensores inteligentes, IoT entre outras tendências que irão revolucionar ainda mais a área da saúde, meio ambiente e sociedade, através de tecnologias dispostas a tornar o mundo microscópico e nanotecnológico em algo visível e palpável. Confira as previsões da IBM:

  • Inteligência Artificial (IA) e a saúde humana: Nos próximos anos, o que expressamos pela linguagem escrita e falada, será usado como medidor de nossa saúde. Padrões de fala e de escrita serão computados por sistemas de cognição, fornecendo sinais reais de estágio de doença mental e neurológica. A máquina de leitura (ou Machine Learning) tem ajudado os médicos na previsão e monitoramento de psicoses a partir do processamento da linguagem natural. No futuro, não só a área psiquiátrica será beneficiada, mas como outras da saúde como detecções de sinais de Parkinson, Alzheimer, Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
  • Hyperimaging e IA e nossa visão aguçada: Nos próximos anos, a partir de dispositivos de imagem e da utilização de hyperimaging e IA será possível ver nitidamente e com amplitude além do domínio da luz visível, rompendo limites do espectro eletromagnético. Hoje em dia, mais de 99,9% do espectro eletromagnético não pode ser observado a olho nu;
  • Macroscópios irão reunir todos os dados complexos da Terra: Isso será possível por meio da Machine Learning – que nos ajudará a compreender diversos dados – e da Internet das Coisas (IoT) – que permite que novas fontes de dados sejam conectados a uma infinidade de coisas, daí o nome. Os macroscópios irão agregar, organizar e analisar dados sobre clima, condições do solo, níveis de água e práticas de irrigação, melhorando aspectos da agricultura e de outras áreas.
  • Lab-on-a-chip e a capacidade de despistar doenças à nanoescala: Esses novos laboratórios médicos rastrearão pistas invisíveis em salivas e líquidos corporais e informarão imediatamente, se temos razões para ir ao médico. Por meio de um único chip de silício será possível analisar todos os processos necessários para análise de doenças;
  • Sensores inteligentes que detectam poluição ambiental por meio da velocidade da luz: No futuro, será possível detectar gases poluentes invisíveis à visão humana, como o metano e o Dióxido de Carbono (CO2). Funcionará da seguinte forma: Redes de sensores de IoT serão conectadas de forma wireless à cloud e fornecerão monitoramento contínuo da infraestrutura desses gases, permitindo a prevenção de vazamentos em questão de minutos em vez de semanas.

Tornar o invisível, visível

Esse é o principal mote previsto pela IBM: tornar o invisível, visível, a partir de tecnologias e novas tendências. O hyperimaging, por exemplo, otimizará o trânsito e a vida de motoristas, já que permitirá a eles verem através de nevoeiro ou da chuva e detectarem, antecipadamente, problemas, como buracos e gelo nas estradas. Os sensores inteligentes, por sua vez, colocará em evidência gases maléficos à saúde humana. Já o Machining Learning ajudará a previnir doenças, assim como o Lab-on-a-chip. Tudo isso com tendências que o Bizmeet já previu, como IoT, IA, nanotecnologia, entre outros.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal;

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso