fbpx

Select Page

5 tendências do trabalho para 2021

5 tendências do trabalho para 2021
Empresario trabaçhando no coworking br.offices

Anualmente, o mercado de trabalho tende a passar por transformações que podem afetar tanto os colaboradores de empresas, quanto empresários, profissionais liberais e freelancers.

Então, diante dos efeitos da pandemia de Covid-19, que afetaram o mundo ao longo de 2020, e de acordo com o Guia Salarial 2021, trouxemos 5 tendências do trabalho para 2021. Dessa forma, você já pode saber o que esperar do mundo corporativo no próximo ano. Confira!

Saúde mental e bem-estar

A preocupação com a qualidade de vida tornou-se maior nos últimos tempos. Por isso, a busca por recursos que permitam o desenvolvimento de um trabalho mais produtivo, mas com menos desgaste, é algo que será ainda mais buscado em 2021.

De acordo com o levantamento, um dos principais benefícios que os trabalhadores pretendem obter é auxílio para a organização de um espaço de home office, haja vista que trabalhar em um espaço inadequado tende a afetar a saúde física e mental.

Trabalho remoto

Uma tendência que chegou para ficar é o trabalho remoto. Segundo pesquisas feitas pela RD Station, cerca de 80% das pequenas e médias empresas adotaram esse modelo e, entre elas, há as que querem continuar com esse sistema.

No entanto, graças aos obstáculos oferecidos pelo home office e, também, devido ao fato de os colaboradores precisarem de benefícios financeiros que garantam a montagem de um espaço adequado em casa, uma solução eficaz para empresários é o uso de coworking.

Assim, é possível garantir que o trabalho seja realizado em um ambiente propício para atividades profissionais. Isso, por sua vez, reduz e até mesmo elimina problemas de sobrecarga, ansiedade e improdutividade causados pelo trabalho em casa, mas com um custo muito menor do que fornecer equipamentos para toda a equipe.

Uso de tecnologia

Exatamente por conta do trabalho remoto, o uso da tecnologia é uma tendência para todos os setores de atuação em 2021. Por isso, é importante que os profissionais busquem a alfabetização digital.

Ou seja: é preciso aprender a utilizar os recursos necessários para a realização de suas tarefas e, também, contar com um espaço que tenha Internet de alta velocidade, já que reuniões online e envios de projetos por meio virtual tendem a ser mais frequentes.

Contratação por projetos

A fim de obter mais agilidade e produtividade, a contratação de pessoas para projetos específicos certamente irá crescer em 2021. Isso traz benefícios para as empresas, que reduzem os custos com colaboradores fixos, e permite que profissionais tenham mais flexibilidade em suas rotinas.

Busca por soft skills

Soft skills é um termo utilizado para definir as habilidades comportamentais que são buscadas nos profissionais. Para 2021, a tendência é que algumas delas se destaquem, como, por exemplo:

  • Capacidade de inovação;
  • Agilidade na realização de tarefas;
  • Adaptabilidade;
  • Pensamento estratégico;
  • Comunicação.

Como se preparar para essas tendências do trabalho?

Independentemente de ser o responsável por uma empresa que quer expandir seus negócios em 2021 ou uma profissional em busca de uma nova colocação, é essencial que já se prepare para os desafios e possibilidades que as tendências do trabalho representam.

Portanto, busque desenvolver suas habilidades comunicativas por meio do networking e já comece a se adaptar para o uso mais intensivo da tecnologia, dos novos espaços de trabalho e da forma de contratação que tende a prevalecer em 2021.

Inclusive, se você busca um ambiente que possibilite mais qualidade e eficiência na sua rotina profissional, conte com a ajuda de um coworking que ofereça as soluções que você precisa. Assim, suas chances de fazer a diferença em sua carreira ao longo do ano serão muito maiores.

Sobre o Autor

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This