fbpx

Select Page

A extinção do MCTI afeta o setor de Tecnologia?

A extinção do MCTI afeta o setor de Tecnologia?

Vimos nesses dias um movimento da comunidade científica em prol da continuidade do MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia). Segundo afirmam, a junção desse ministério com o das Comunicações pode afetar negativamente a Ciência. Até foi criada uma frente parlamentar para essa finalidade.

O fato que mais me atraiu nessa questão é que: NINGUÉM da tecnologia da informação se levantou contra o fim deste ministério. Por qual motivo? O MCTI pouco apoiou o setor de TI e muito valorizou a ciência.

Quer um exemplo? Um edital recentemente do CNPQ forneceu mais de 600 milhões para pesquisadores e cientísticas. Não se sabe de uma iniciativa similar para os profissionais ou empreendedores de TI. Não se conhece nenhuma iniciativa recente de valorização do segmento.

Os ICTs também recebem recursos que custam milhões aos cofres públicos. Porém, qual é o resultado efetivo desse dinheiro aplicado? Ninguém sabe dizer.

Sabe-se que a Tecnologia é responsável por cerca de 9% do PIB do país, gera empregos e possui amplo potencial de crescimento. Então, por qual motivo as iniciativas do MCTI quase que ignoram políticas para o benefício do setor? Isso também ninguém sabe responder.

Bem, diante de tantas perguntas sem respostas, fica mais uma pergunta: até quando isso durará?

Sobre o Autor

Juliana Ribeiro

Com mais de 18 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, Juliana Ribeiro foi assessora e gerente em grandes organizações públicas e privadas. Foi membra da diretoria de várias entidades ligadas à gestão e empresários, como exemplo podemos citar: Coordenadora da Rodada de Negócios da BPW (uma associação internacional voltada para mulheres de Negócio). Possui nível superior na área de TI, pós-graduação e uma certificação reconhecida internacionalmente. É diretora de inovação do BizMeet – uma das principais referências em Tecnologia da Capital Federal. Como coordenadora deste Portal e Influenciadora Digital, já entrevistou lideranças nacionais. Além disso, ministra palestras e workshops focados no mercado de novas tecnologias e inovação. Congressos de renome mundial já receberam a palestrante.

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This