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A importância dos influenciadores nas eleições

A importância dos influenciadores nas eleições

*Escrito por Juliana Ribeiro, diretora de inovação do portal BizMeet e palestrante sobre novas tecnologias

O artigo abaixo é de autoria do Sandro Gianelli, presidente da associação de blogueiros políticos. No texto, ele fala sobre o poder dos influenciadores digitais. Recentemente eu também falei sobre esse tema para um dos jornalistas do BizMeet.

E qual é a importância de conhecer os influenciadores? É simples. A greve dos caminhoneiros mostrou uma lacuna entre as grandes mídias e a verdade. Várias postagens nas redes sociais diziam para NÃO ACREDITAR nas reportagens dos principais canais de TV. Isso significa que os canais televisivos mentem? Não. Porém, diz que nem sempre são confiáveis. Já os influenciadores de respeito possuem a confiança de um determinado público alvo.

O investidor João Kepler já disse, no seu workshop presencial, que a principal moeda da atualidade não é o dinheiro. É A ATENÇÃO. E você? Sabe quem são as pessoas que possuem a atenção e influenciam o seu eleitorado? Caso não, está na hora de conhecê-las, pois esses nomes farão a diferença nas eleições.

Veja, abaixo, o artigo do Sandro.

A internet fez com que a lógica dos influenciadores mudasse. Antes, pessoas famosas vinham, em sua maioria, da TV, música ou esporte. Hoje é comum vermos pessoas famosas que saíram da internet e invadiram as demais mídias. Eles são os influenciadores. Pessoas que se tornaram públicas por meio da Rede e que possuem credibilidade nas questões em que são especializados. O imediatismo da internet os tornaram líderes de mídia.

O dia a dia da comunicação está acontecendo em outros lugares e cada vez mais forte e dentro deste novo cenário temos vários tipos de influenciadores como Celebridades, Youtubers, Blogueiros e personalidades em Redes Sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

Nas campanhas eleitorais os influenciadores podem trazer muitos benefícios para uma estratégia digital. As mensagens que são elaboradas e divulgadas nas campanhas eleitorais são cada vez menos eficazes, mas quando essas mensagens são contadas por outras pessoas, as possibilidades de impactar os eleitores aumentam.

Isso porque os influenciadores humanizam marcas e dão um rosto, o que ajuda os usuários a se sentirem mais próximos das mensagens.

Um dos principais objetivos de uma estratégia de campanha digital nas Redes Sociais deve ser sempre converter seguidores em verdadeiros defensores do político, partido ou da causa defendida. Esses seguidores devem falar sobre o candidato e suas propostas.

Hoje prevalece a credibilidade daqueles que são como nós, pois é mais fácil o eleitor ser convencido pelos influenciadores. Mas é importante saber que um influenciador não arrisca a sua reputação defendendo algo que ele não acredita.

Por fim, é essencial se identificar influenciadores, sejam grandes ou pequenos, e convencê-los de que a proposta do político é a melhor.

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Sobre o Autor

Juliana Ribeiro

Com mais de 18 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, Juliana Ribeiro foi assessora e gerente em grandes organizações públicas e privadas. Foi membra da diretoria de várias entidades ligadas à gestão e empresários, como exemplo podemos citar: Coordenadora da Rodada de Negócios da BPW (uma associação internacional voltada para mulheres de Negócio). Possui nível superior na área de TI, pós-graduação e uma certificação reconhecida internacionalmente. É diretora de inovação do BizMeet – uma das principais referências em Tecnologia da Capital Federal. Como coordenadora deste Portal e Influenciadora Digital, já entrevistou lideranças nacionais. Além disso, ministra palestras e workshops focados no mercado de novas tecnologias e inovação. Congressos de renome mundial já receberam a palestrante.

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