Select Page

Associação utiliza a tecnologia para gerar informação sobre política

Associação utiliza a tecnologia para gerar informação sobre política

A Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP) conta com jornalistas que publicam matérias, textos e notícias em ambiente virtual, munindo-se de ferramentas digitais e tecnológicas para levar informação de cunho importante a toda sociedade. O Bizmeet conversou com dois membros da ABBP para conhecer de perto essas práticas.

De acordo com Sandro Gianelli, jornalista e um dos idealizadores da ABBP, essa associação só existe por conta da tecnologia. “Hoje, esse avanço permite que qualquer pessoa com um smartphone na mão possa acessar diversos sites, portais e blogs”, explica.

Já para o jornalista Kleber Karpov os diversos dispositivos tecnológicos devem ser utilizados à favor da informação. “O profissional se utiliza de todos os veículos digitais possíveis para divulgar, e eu particularmente o faço, a medida do possível, de forma segmentada”, ressalta.

O que é?

A ABBP tem o propósito de representar e fortalecer a união entre os blogs e a sociedade do Distrito Federal, defendendo a liberdade de expressão e a atuação desses profissionais que informam sobre as atividades dos agentes públicos e políticos das esferas nacional e local.

Sandro Gianelli diz que a ABBP já é consolidada. “A ABBP hoje conta com 40 profissionais especializados em política. Todos eles trabalham única e exclusivamente com tecnologia”.

Jornalismo digital

O jornalismo digital é uma crescente nos dias atuais, mas toda a prática virtual deve ser de acordo com o tradicional. “Na prática, muitos de nós blogueiros, sobretudo da ABBP, fazemos o bom e velho jornalismo, com todos os erros e acertos, ônus e bônus que a profissão provém”, explica Karpov.

Entretanto, sabe-se que o jornalismo digital quebra uma série de paradigmas com relação ao tradicional. Tais mudanças dizem respeito à instantaneidade da informação que os meios virtuais oferecem e a entrega do produto. “O blogueiro é pautado, apura e publica matérias a qualquer hora, além de divulgar o seu trabalho após a produção”, ressalta Kleber.

A tecnologia, portanto, veio para somar ao trabalho do jornalista e trazer agilidade. “Esse é o grande segredo do sucesso da blogosfera em relação à mídia tradicional. Isso porque em geral, o jornalista e o redator não perdem tempo para divulgar as matérias de forma a atingir um público segmentado, o que não garante tanta eficiência na entrega do produto final, a informação”.

Tendências

Diversos jornais migraram do papel para o ambiente digital. Outros, criaram novas estratégias e diferenciaram seus produtos físicos. Uma matéria da Veja mostra como esse processo de conversão de jornais impressos para virtuais tem acontecido.

A reportagem cita as experiências digitais e tendências tecnológicas que muitos veículos de notícias tem utilizado, como a cobrança do conteúdo na rede conhecido como paywall, que já foi adotado pelo The New York Times e The Wall Street Journal; e a plataforma holandesa Blender, agora em funcionamento nos Estados Unidos, que permite que usuários comprem uma notícia e se não gostarem do conteúdo podem ter seu dinheiro devolvido.

Mais informações

Site: http://portalabbp.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/associacaobbp/

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal;

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso