Select Page

Como obter financiamentos milionários a fundo perdido – Parte 3 de 3

Como obter financiamentos milionários a fundo perdido – Parte 3 de 3

*Por Juliana Ribeiro, sócia e diretora de inovação do portal BizMeet, palestrante sobre novas tecnologias e inovação

Recentemente comecei a postar oportunidades para quem busca por investimento financeiro para empresas com soluções inovadoras, ou então, startups que já possuem faturamento no meu Instagram.  Para a minha grande surpresa, percebi a falta de esclarecimento quanto a termos básicos relacionados aos recursos financeiros disponíveis. Então, decidi escrever esse artigo que fiz com base em um material colhido da Endeavor.

Tipos de apoio financeiro

Você está pensando em conseguir financiamentos milionários ou buscar um investidor para o seu negócio? Aí, começou a conversar com um e outro sobre o tema, e descobriu que existem diferentes modalidades de investimento: investidor anjo, venture capital e capital semente. Qual será a melhor para o seu negócio?

Bom, depende. Depende do momento e da maturidade da sua empresa, na verdade. Cada tipo de investidor busca um tipo de empresa, e você precisa conhecer cada modalidade para não perder nem o seu tempo, e nem o dele.

Antes de mais nada, você precisa saber que um fundo de investimento pode ser um parceiro importante para o seu negócio. E estamos falando de muito mais do que receber capital para sua empresa. Estamos falando de ganhar um forte aliado para sua empresa, que te ajudará, junto com um time de gestores experientes, na tomada de decisão. E não é segredo para ninguém que duas cabeças pensam melhor do que uma.

A seguir, vamos passar pelas diferentes modalidades de investimento.

Investidor-anjo: para o empreendedor que está começando

Aqui no Brasil, a figura do investidor-anjo ainda não é muito comum. Como o nome já diz, será de grande ajuda para o seu negócio. Ele é uma pessoa física que não apenas pode investir, por meio de capital próprio, na sua empresa nascente – desde que ela apresente um alto potencial de crescimento.

O investidor-anjo é alguém que vai te acompanhar e apoiar no sentido de aumentar suas chances de sucesso, apoiando você e a sua empresa também com a própria experiência, com o conhecimento no campo dos negócios, e sobretudo com uma valiosa rede de relacionamentos.

Além de serem participativos, o conhecimento sobre a sua empresa e seu modo de gerenciar para contribuir de forma efetiva – afinal, o interesse (e o capital) é dele também. Mas, é importante enfatizar que este movimento não tem nenhum caráter filantrópico ou assistencialista. O investidor-anjo vê a possibilidade de investir na sua empresa como negócio – pensando também, claro, no lucro.

Capital Semente: um passo à frente do investidor anjo

Tanto o investidor anjo, quanto o capital semente buscam negócios em fase embrionária. A grande diferença é que, em geral, o investidor anjo é uma pessoa física e o capital semente vem de uma pessoa jurídica, por meio de um fundo de investimento. As empresas que esse tipo de investidor foca, ao contrário dos investidores anjo, já possuem clientes, produtos definidos, mas ainda dependem de investimento para expandirem o consumo e se estabelecerem no mercado.

Venture Capital: na medida para o seu negócio

Bom, se capital semente e investidores anjo buscam empresas em início de operação, onde estão os investidores para PMEs? A resposta está no fundos de investimento de Capital Venture.

Venture capital é o nome usado para descrever todas as classes de investidores de risco. Mesmo assim, em geral, os fundos de venture capital investem em empresas de médio porte, que já tem um faturamento expressivo, mas que ainda precisam dar um salto de crescimento. Com o investimento, o objetivo é ajudar essas empresas a expandir e alcançar o seu potencial máximo.

Quero captar recursos para a minha empresa. Como faço?

  1. Siga o meu perfil no Instagram: nessa rede social eu cito inúmeras dicas e editais de fomento em aberto para o seu negócio
  2. Contrate bons consultores: o BizMeet possui parcerias com importantes consultores de mercado, que podem agregar valor ao seu negócio. Para maiores informações, fale conosco.

Veja também:

Como obter financiamentos milionários a fundo perdido – parte 1 de 3
Como obter financiamentos milionários a fundo perdido – parte 2 de 3

Sobre o Autor

Juliana Ribeiro

Com mais de 18 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, Juliana Ribeiro foi assessora e gerente em grandes organizações públicas e privadas. Foi membra da diretoria de várias entidades ligadas à gestão e empresários, como exemplo podemos citar: Coordenadora da Rodada de Negócios da BPW (uma associação internacional voltada para mulheres de Negócio). Possui nível superior na área de TI, pós-graduação e uma certificação reconhecida internacionalmente. É diretora de inovação do BizMeet – uma das principais referências em Tecnologia da Capital Federal. Como coordenadora deste Portal e Influenciadora Digital, já entrevistou lideranças nacionais. Além disso, ministra palestras e workshops focados no mercado de novas tecnologias e inovação. Congressos de renome mundial já receberam a palestrante.

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso