Select Page

Hackathon apresenta vantagens para empresas a partir de maratonas de programação inovadoras

Hackathon apresenta vantagens para empresas a partir de maratonas de programação inovadoras

Você sabia que o hackathon é um importante encontro que pode valorizar talentos e gerar propostas inovadoras? Você quer conhecer essa e outras vantagens do Hackathon? O portal Bizmeet já oferta esse serviço para organizações e preparou esse artigo para apresentar os objetivos e benefícios do Hackathon para uma empresa.

Hackathon deriva de duas palavras inglesas hack (programar de forma inovadora) e marathon (maratona). Juntando ambas, temos o significado de Hackathon: maratona de programação. Desse modo, o Hackathon é um grande evento de tecnologia, que conta com programadores, designers e outros profissionais da área de desenvolvimento de software. A maratona tem duração que varia de dias a semanas, e o objetivo é criar um software que atenda a um fim específico ou a projetos que sejam inovadores. Geralmente, de hackathons saem ideias ligadas a software, mas isso não quer dizer que possa ter algo direcionado a hardware também.

Um evento como o hackathon fomenta a criatividade do indivíduo, ao criar espaços livres para experimentar ideias inovadoras, que permitem desenvolver diversas habilidades e técnicas entre os participantes.

Um hackathon qualifica a resolução de problemas das empresas e incentivam seus funcionários à agilidade e ao pensamento rápido. Ao criar produtos inovadores, uma empresa supera suas expectativas, tornando-os melhores e mais dinâmicos. Esse trabalho transforma a empresa, que sempre buscará desafiar-se em busca de novos resultados.

Passo a passo

Empresários e gestores corporativos não têm seguido adiante com a ideia de realizar hackathons por acharem complexos e difíceis. No início pode até parecer, mas a partir do entendimento torna-se algo simples.

Para uma empresa realizar um hackathon é preciso observar os seguintes passos:

  1. Plataforma de desenvolvimento: É preciso “startar” (dar início) ao processo de hackathon, elegendo a melhor plataforma e os potenciais convidados que podem participar da maratona de programação;
  2. Bom planejamento: É importante traçar estratégias para que nada dê errado e também propor soluções para problemas que podem ocorrer durante o desenvolvimento do hackathon;
  3. Encontrar talentos: Estes podem ser achados na empresa, faculdades, portais ou nas redes sociais da própria organização. Entretanto, não basta encontrar o talento, é preciso estimulá-lo e lapidá-lo para que ele torne-se ainda melhor.

Dicas para uma empresa realizar um hackathon

Os sites OPServices e MJV Blog elencaram diversas dicas para adotar a estratégia do Hackathon. O portal Bizmeet as organizou, mesclando dicas dos dois sites. São elas:

  1. Adapte o hackathon para sua empresa: Para realizar um hackathon não existe forma ou fórmula. Cada empresa pode adotar regras e técnicas distintas.
  2. Utilize o hackathon como inovação: Diversas empresas utilizam a maratona de programação com o intuito de acelerar e desenvolver novos produtos, economizando, assim, dinheiro e tempo com pesquisas.
  3. Construa conhecimento e integração com o hackathon: A integração de equipes de uma empresa é fundamental, como forma de construir e preservar o conhecimento.
  4. Incentive a liderança entre seus colaboradores: Fomentar a criatividade e a liderança entre os funcionários de uma empresa torna o trabalho mais flexível e interessante. O objetivo principal de um hackathon é evoluir as equipes e funcionários para o bem de todos.
  5. Construa um hackathon com ambiente ideal: O hackathon não necessariamente possui um local fixo. Ele pode acontecer dentro ou fora da empresa. É preciso que o ambiente seja ideal, proporcione confiança, segurança e lazer.
  6. Crie um hackathon que eduque e inspire os participantes: O sucesso de um hackathon se dá justamente por proporcionar um ambiente de diversidade de ideias, mentes, atitudes, interação e que fomente a evolução.

Existem diversas vantagens para adotar o hackathon para uma empresa. Uma das principais é solucionar problemas corporativos utilizando tecnologia e inovação. Que tal agora colocar a ideia de maratona de programação em prática em seus negócios?

Serviço

Hackathon para empresas
E-mail: contato@bizmeet.com.br
Site: bizmeet.com.br

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal;

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso