Select Page

Nichos de mercado que serão substituídos por startups e novas tecnologias

Nichos de mercado que serão substituídos por startups e novas tecnologias

Por Juliana Ribeiro, coordenadora BizMeet

Recentemente, tive um grande problema com o meu carro: um caminhão bateu nele e estou há quase 1 (um) mês sem veículo particular. A empresa que provocou a batida entrou em contato com o seguro escolhido por seus donos – o Bradesco. Estive no atendimento presencial dessa instituição e fui conduzida para a Jorlan que, segundo fui informada, resolveria a questão e seguiria com o conserto.

O problema (a dor de mercado)

A grande “pedra no sapato” não foi a batida no carro, mas sim o relacionamento com ambos os envolvidos em seu conserto – as empresas Jorlan e Bradesco.

  •  Jorlan: A empresa nem se dá ao trabalho de atender o telefone, seja fixo ou celular. O atendimento virtual também nada resolve. Por lá, simplesmente é solicitado para ligar no fixo. Então pergunto: por qual motivo existe este tipo de atendimento? Além disso, a resposta via redes sociais é acima do tempo médio: mais de 24 horas com um simples recado deixado no Facebook. (Até o BizMeet responde em menor tempo. O leitor é o nosso principal foco).
  • Bradesco: A instituição possui um site, no qual consta um sistema de Fale conosco chamado de ChatBot. Nesse processo, qualquer pessoa percebe que está conversando com um robô e não com um atendente humano. Como atuo há anos na área de inovação tecnológica, sei que deixar o usuário perceber que está falando com um software é um fator negativo para o relacionamento virtual. Talvez a solução escolhida pela Bradesco não tenha sido bem configurada, pois conheço ferramentas de ChatBot que possuem qualidade e atendem o cliente plenamente.

Mercado que será substituído por startups e robôs

Recentemente, a capa da revista VEJA com o título A Revolução dos carros sem motoristas, edição do dia 26 de outubro, trouxe o futuro dos automóveis, que será constituído de carros autônomos guiados por robôs. Dessa forma, precisaremos cada vez menos de seguradoras e similares, pois o número de colisões diminuirá. Os problemas com esse tipo de empresa estão com os anos contados. A revista Época Negócios também citou que diversos nichos do mercado serão dizimados por robôs e softwares. Inclusive eu tenho uma apresentação que cita essa questão. Também já existem startups que substituem o mercado de seguros com modelos inovadores, como a Onsurance, localizada em Brasília.

E se você acha que esse é um mercado distante, nos Estados Unidos já são testados veículos sem motoristas. Grandes montadoras e gigantes da tecnologia já se uniram nesse processo.

Novas tecnologias e oportunidades

O CTO do BizMeet, Walker de Alencar, disse que o processo comum de acompanhamento do seguro pode ser observado via blockchain, no qual o usuário pode visualizar as etapas em tempo real pela internet. Um processo simples, fácil e com resultados que geram valor aos consumidores.

Ainda há uma demanda forte por soluções que substituam as atuais seguradoras e concessionárias. Vamos torcer para que nossas startups, em parceria com grandes empresas, resolvam o mais breve possível essa dor de mercado.

Sobre o Autor

Juliana Ribeiro

Com mais de 18 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, Juliana Ribeiro foi assessora e gerente em grandes organizações públicas e privadas. Possui experiência em vendas de soluções inovadoras. É coordenadora do Bizmeet – uma das principais referências em Tecnologia da Capital Federal. Além disso, ministra palestras e workshops focados no mercado de novas tecnologias e inovação. Congressos de renome mundial já receberam a palestrante. Como coordenadora deste Portal, já entrevistou lideranças de renome nacional. Foi membra da diretoria de várias entidades de gestão e empresários. Como exemplo, podemos citar: Coordenadora da Rodada de Negócios da BPW (uma associação internacional voltada para mulheres de Negócio) Possui nível superior na área de TI, pós-graduação e uma certificação reconhecida internacionalmente.

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso