fbpx

Select Page

Nova Orleans passa por ciberataque e declara estado de emergência

Nova Orleans passa por ciberataque e declara estado de emergência

Na última sexta-feira (13), a cidade de Nova Orleans, em Luisiana, nos Estados Unidos, sofreu uma tentativa de ciberataque. Foi necessário que todos os computadores e servidores da cidade fossem desligados durante o final de semana para evitar maiores problemas.

Os ataques cibernéticos começaram por volta das 5h da sexta-feira, mas o pico das tentativas aconteceu às 8h. Assim que foi confirmado que Nova Orleans estava mesmo sob ataque, as autoridades declararam estado de emergência ao Tribunal do Distrito Civil e segundo Kim LaGrue, chefe de TI da cidade, foram detectadas tentativas de phishing e, principalmente, de ransomware.

Autoridades foram convocadas para investigações sobre o incidente. Contudo, embora forças estejam trabalhando para descobrir quem ou o que ocasionou o ciberataque, a natureza do problema ainda não foi revelada.

Para hackers mal-intencionados, é fácil atacar os servidores e computadores de cidades. No geral, elas não têm recursos suficientes para proteger adequadamente seus sistemas, já que utilizam máquinas com softwares desatualizados e sem patch.

Nova Orleans estava minimamente preparada para ataques desse tipo, pois a cidade já havia passado por treinamento para lidar com cenários de risco como esse. Além disso, muitos serviços da cidade podem ser operados sem a necessidade de acesso à internet.

Essa não é a primeira vez que uma cidade nos Estados Unidos fica sob um ciberataque. Em agosto, mais de 20 cidades do Texas passaram pelo mesmo problema. Nova Orleans, inclusive, não é a primeira cidade do estado a ser atacada. Em novembro, a concentração de ataques em Luisiana foi tão grande que o governador declarou estado de emergência.

Da redação com informações do site pcworld.com.br

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This