Select Page

Tecnologias da Terceira Plataforma representarão 40% dos investimentos em 2017, diz IDC

Tecnologias da Terceira Plataforma representarão 40% dos investimentos em 2017, diz IDC

Um estudo realizado pela IDC* realizado com três mil empresas na América Latina prevê que os gastos com TI voltarão a crescer em 2017. Estima-se um alcance de US$ 274,2 bilhões, valor 3,9% maior do que o total registrado no ano passado. De acordo com o instituto, as tecnologias da terceira plataforma, tais como mobilidade, big data, cloud computing e social business representarão 40% dos investimentos em tecnologia.

A chamada Terceira Plataforma – que emerge e é tendência em empresas – é a nova infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) que coloca os negócios e consumidores na rota da Era Digital. Esse é um conceito novo, cunhado por volta de 2010, que designa a concepção de um ambiente de TI moderno e flexível, sustentado por grandes tendências. A Terceira Plataforma, portanto, oferece um espaço maior para as companhias inovarem com aplicativos móveis, entender o cliente e oferecer uma melhor experiência. No Brasil, ela começou a ganhar maior adesão em 2013.

Cada vez mais as empresas necessitam desse conceito, já que cerca de 252,7 milhões de brasileiros possuem smartphones. Eles utilizam seus aparelhos móveis tanto no dia a dia quanto no local de trabalho. A tecnologia transforma -e tem transformado – a forma de interação das pessoas e as empresas precisam estar cientes desse atual cenário, já que muitas vezes, por exemplo, os pcs (ou computadores pessoais) são substituídos por um dispositivo móvel, seja um tablet ou um smartphone.

O site ITFórum e O Debate apresentaram diversas tendências de tecnologia, sendo que algumas delas estão ligadas a Terceira Plataforma. Confira:

1- Inteligência Artificial

Até 2020, a área de IA e computação cognitiva representarão 10% das iniciativas de transformação digital e 60% das ações de Internet das Coisas. A ideia é realizar uma personalização de atendimento sem a interferência humana criando, assim, uma nova categoria de user experience. Técnicas e algoritmos como o Machine Learning irá treinar robôs que tenham as mesmas capacidades que humanos, como a de raciocinar, planejar, processar e perceber.

2- Convergência entre blockchain, IoT e drones

A união dessas tecnologias, para obter imagens e dados de uma região, será cada vez mais presente no Brasil, pois reduz custos com segurança e monitoramento. Vivenciaremos, portanto, tecnologias de ponta tornarem-se acessíveis.

3- Cloud colaborativo

Em 2017, as plataformas de nuvem participativas crescerão. Até 2019, a indústria colaborativa irá duplicar, e até 2020, cerca de 60% das empresas participarão ativamente do cloud computing.

4- Áreas dedicadas à inovação para acelerar a transformação digital

Até 2020, cerca de Us$ 22 bilhões de dólares serão investidos em iniciativas de transformação digital. Essas criam novas ofertas, modelos de negócios e relacionamentos.

5- Conectividade

Diversas empresas se aproveitarão do conceito de conectividade para criarem ofertas de interação entre pessoas e coisas jamais pensadas, como hubs de automação doméstica que reconhece músicas, faz listas de afazeres, informa o clima, trânsito e outros dados em tempo real.

6- Experiência digital

Já é possível que as empresas identifiquem comportamentos de usuários e utilizem isso para achar valor em novos lugares. A tendência é que isso se intensifique por meio de chatbots, que ajudarão as pessoas sanarem suas dúvidas, procurar informações ou fazer suas reclamações. Tudo isso digitalmente.

Essas são algumas das tendências já verificadas atualmente e que serão intensificadas nos próximos anos. Os quatro pilares da terceira plataforma –mobilidade, big data, cloud computing e social business – suportarão demandas de diferentes áreas. A mobilidade será intensificada por IoT e 5G; o cloud se chamará de cloud 2.0; o big data se baseará em inteligência artificial; e as plataformas sociais terão práticas profundas por meio da realidade virtual e aumentada.

Saiba quais tendências podem influenciar sua empresa ou instituição

O Portal Bizmeet ministra palestras e workshops sobre o tema Tendências em Tecnologia, com especialistas de grande renome e reconhecimento do mercado. Se a sua organização não quer ficar para trás, entre em contato hoje mesmo.

*IDC é uma empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal;

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso