Select Page

Tendências tecnológicas que mudarão negócios e carreiras nos próximos anos

Tendências tecnológicas que mudarão negócios e carreiras nos próximos anos

*Escrito por Juliana Ribeiro, sócia e diretora de inovação do portal BizMeet, palestrante sobre novas tecnologias e influenciadora digital

Olá amigos e seguidores! Como sou consultora sobre novas tecnologias, sempre recebo perguntas sobre as profissões e empresas do futuro. Bem, esse é um tema muito complexo e geralmente eu cobro consultoria especializada sobre o assunto.

Porém, para ajudar o meu público, elaborei a lista abaixo. Ela contém diversas tecnologias que irão impactar o mercado. Confira agora mesmo:

  • Big Data: Coleta seletiva de dados fornecidos por diferentes tipos de sensores, internet e redes sociais. O objetivo é a geração de relatórios para a elaboração de ações estratégias para empresas e governo.
  • Inteligência Artificial: Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.
  • Blockchain: É um banco de dados descentralizados com alto nível de rastreabilidade e confiabilidade.
  • Internet das Coisas: Tecnologias que permitirão que os objetos da vida cotidiana estejam conectados à internet e entre si, agindo de modo inteligente e sensorial.
  • Gamificação: Softwares altamente especializados que incentivam a interação entre pessoas, com base em incentivos que engajam os participantes de maneira lúdica.
  • Tecnologias Vestíveis (Wearables): Dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário – óculos, relógios, sapatos, pulseiras, camisas etc. A linha de eletrodomésticos incluirá refrigeradores, fogões, fornos de micro-ondas, máquinas de lavar roupa e aspiradores de pó, todos eles conectados a smartphones e até mesmo às TVs.
  • Realidade Aumentada: Permite que o usuário interaja com um objetos virtuais.
  • Realidade Virtual: O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, através de softwares e ambientes virtuais.
  • Cidades Inteligentes: Infraestrutura que permite cidades flexíveis e inteligente, com a utilização de tecnologia.
  • Robótica: Elaboração, montagem e programação de robôs para execução de tarefas de forma automática. Utilizada para ganhar produtividade e menor custo operacional.
  • Segurança Cibernética: Também conhecido como segurança da tecnologia da informação, é uma conjunto de ações para proteção de computadores, redes, programas e dados contra acesso não intencional ou não autorizado.
  • Carros Autônomos: Veículos terrestres de transporte de pessoas ou bens sem a utilização de um condutor humano.
  • Autenticação Biométrica: Tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano, tais como impressões digitais, retinas e íris, padrões de voz e faciais e medições de mão, para fins de autenticação e geração de dados.

Diante dessas tendências, qual é a sua postura? Qual a tecnologia que vai mudar o seu emprego, a sua empresa, a sua vida? #VamosJuntos nessa nova fronteira do conhecimento?

Convido vocês a ficarem por dentro das melhores oportunidades para alavancar carreiras e empresas inovadoras! Siga o meu instagram.

#BigData #IA #CarrosAutonomos #RealidadeAumentada #IoT #Robótica #SegurançaCibernética #Blockchain

Sobre o Autor

Juliana Ribeiro

Com mais de 18 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, Juliana Ribeiro foi assessora e gerente em grandes organizações públicas e privadas. Foi membra da diretoria de várias entidades ligadas à gestão e empresários, como exemplo podemos citar: Coordenadora da Rodada de Negócios da BPW (uma associação internacional voltada para mulheres de Negócio). Possui nível superior na área de TI, pós-graduação e uma certificação reconhecida internacionalmente. É diretora de inovação do BizMeet – uma das principais referências em Tecnologia da Capital Federal. Como coordenadora deste Portal e Influenciadora Digital, já entrevistou lideranças nacionais. Além disso, ministra palestras e workshops focados no mercado de novas tecnologias e inovação. Congressos de renome mundial já receberam a palestrante.

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso