Select Page

Câmara aumenta prazo para empresas de tecnologia investirem em inovação

Câmara aumenta prazo para empresas de tecnologia investirem em inovação

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória – MP nº 810/2017, que dá mais prazo para as empresas de tecnologias da informação investirem recursos vinculados à isenção de tributos em atividades de pesquisa e inovação. O texto agora será analisado pelo Senado Federal. Foi aprovado o projeto de lei de conversão do deputado Thiago Peixoto (PSD/GO), que tem como uma das novidades a concessão dos benefícios somente com a comprovação da regularidade de suas contribuições para o sistema de seguridade social.

A MP permite a recuperação de débitos com investimentos não realizados ou não aprovados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Isso valerá para os passivos acumulados até 31 de dezembro de 2016. As mudanças ocorrem nas leis nº 8.248/1991 e nº 8.387/1991.

Tanto as empresas situadas na zona franca quanto as de outras localidades terão de desistir de ações na Justiça e de processos administrativos relacionados aos débitos de investimento em pesquisa e desenvolvimento se aceitarem reinvestir os recursos na forma definida pela MP.

Inovação leva à evolução

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o desenvolvimento social e intelectual de uma nação origina-se necessariamente na atividade educacional e no fomento às políticas que busquem novas formas de transformação, ampliando o potencial produtivo do País. As empresas de tecnologia da informação e de ciência e tecnologia são, na visão de Jacoby, uma “grande mola impulsionadora” de negócios.

“Assim, o incentivo à pesquisa e à inovação é meio condutor de busca de novas ferramentas para novos paradigmas de evolução. No momento em que se deixa de gerar essa inovação, perde-se a competitividade. Se ele perde competitividade, as empresas vão se tornando mais frágeis, ocasionando uma espiral descendente que vai agravando cada vez mais um cenário negativo”, observa Jacoby Fernandes.

Fique por dentro das melhores oportunidades para alavancar carreiras, STARTUPS e empresas inovadoras! Siga o instagram da coordenadora do BizMeet.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso