Select Page

Governo lança repositório de dados

Governo lança repositório de dados

Num mundo cada vez mais globalizado, conectado e competitivo, cresce o desafio de integrar uma coleção diversa de dados estruturados e não estruturados afim de melhorar a gestão e ser mais assertivo nas ações. A complexidade do trabalho é diretamente proporcional à variedade e volume dos dados que precisam ser acessados e analisados.

Em 2014, a terminologia Data Lake (lago de dados) começou a ser empregada como um repositório único de dados dentro das organizações, possibilitando o consumo desses de diferentes formas.

O Serpro como guardião dos dados das soluções que viabilizam o controle e a transparência do governo brasileiro e simplificam o relacionamento do cidadão com o Estado, criou um Data Lake. Nesse lago, concentra informações como CPF, CNPJ, Nota Fiscal Eletrônica, entre outras que contribuem para a evolução na prestação de serviços públicos e para facilitar o acesso à informação pela sociedade.

“O Data Lake Serpro é uma plataforma especializada para armazenar e tratar grandes volumes de dados para uso em análises, visualizações, minerações de informações, entre outros, podendo agregar todas as bases de dados governamentais desde que autorizadas pelos gestores dos dados. Contudo, trata-se de um repositório em construção, com dados sendo carregados à medida que novos serviços ou clientes passam a utilizá-lo. Possibilitará, ainda, a estruturação de diversos serviços de inteligência de negócio conectados ao lago de dados”, explica Ádria Lidiane Ferreira, da Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios (Sunng).

Construção

No final de 2016, começou a ser construída a plataforma na representação do Serpro no Rio de Janeiro. Entrou em produção no final de 2017 após a contratação da infraestrutura e de novos serviços analíticos pela Receita Federal do Brasil (RFB). Fernando Elisio da Silva Alexandre, da Superintendência de Suporte e Dados, comenta que por ser inovadora e revolucionária para a administração púbica, os serviços produzidos na plataforma propiciaram novas fontes de receita. “Atualmente estamos internalizando a plataforma nas demais áreas do Serpro e construindo, em São Paulo, o ambiente definitivo com capacidade inicial de 1 petabyte.”

Com a consolidação do Data Lake Serpro, naturalmente, as aplicações de BI e serviços analíticos serão potencializados. A plataforma estabelece padrões que propiciam entregas rápidas de novas soluções. Sua evolução ocorrerá com a implantação de outros serviços e proporcionará racionalização dos recursos de infraestrutura, melhora nos níveis de serviço e redução de custos. “O manancial de dados disponíveis na plataforma eleva a administração pública para outro patamar, propiciando ao Serpro explorar, em sua plenitude, serviços de BI, BigData, Inteligência Artificial, e de Internet Das Coisas,” enfatiza Fernando.

Mercado

O movimento recente da empresa de abertura ao mercado privado foca na diversificação da carteira de negócios. O gerente do Departamento de Negócios para o Mercado Privado do Serpro, Tiago Fetter, ressalta que a Sunng possui soluções para integração, validação e inteligência. “A expectativa é a de grande contribuição dessas soluções para o alcance da meta de diversificação da carteira de clientes do Serpro. As soluções desta linha de negócio estão ganhando mercado, e contribuindo no reposicionamento empresarial, movimento já percebido por alguns setores da economia. Já firmamos mais de 80 contratos pelo nosso time de negócios para os serviços de API Serpro DataValid, e mais alguns firmados via e-commerce, canal pelo qual esperamos crescer exponencialmente neste ano, pois é uma plataforma que alcançará um número maior de clientes”, esclarece.

Quadro Data Lake Serpro

Essa nova postura comercial foi apresentada no Fórum C4 de Crédito e Cobrança que aconteceu no início de março em São Paulo. Na ocasião, Tiago Fetter, fez a palestra “Informações Estruturadas de Governo Disponíveis para o Mercado”, onde foi apresentada a plataforma Data Lake, disponível para comercialização. Para o gerente, as soluções baseadas no DataLake do Serpro trazem ao mercado privado a possibilidade de acesso as informações oficiais de governo, o que até então não acontecia. “Sem esse acesso, as empresas precisavam recorrer a outras fontes de dados, nem sempre atualizadas, o que imputa riscos aos negócios, pois nem sempre as informações às quais se tinha acesso eram fidedignas. Com a ida dos negócios cada vez mais para o mundo digital, vide a digitalização dos bancos, o mercado abre relacionamentos com clientes que se cadastram por essas plataformas, e não mais pessoalmente em agências e fraudadores tentam encontrar brechas nestes canais para aplicar golpes”, destaca Fetter.

Como um case de uso do Data Lake Serpro, o Observatório de Inteligência da empresa também foi apresentado no evento. Brayam Goncalves, da Divisão de Inteligência Competitiva, esclarece que “trata-se de um ambiente de coleta e análise de informações de interesse do Serpro para a geração de insights preditivos com o objetivo de apoiar a tomada de decisão na construção e execução da estratégia organizacional e na prospecção de futuros negócios. O uso do Data Lake pelo observatório ajuda em uma definição mais rápida e assertiva da estratégia de prospecção de novos negócios, identificando oportunidades que sem o uso de ferramentas de big data e data discovery seria extremamente demorado e oneroso. Atualmente com o crescimento exponencial da informação fica relativamente impossível apoiar a tomada de decisão da alta direção sem processos e ferramentas mais eficazes para gerenciar a informação.”

Benefícios de se conectar ao Data Lake Serpro

– Minimizar riscos do negócio por meio da geração de relacionamentos mais confiáveis
– Diminuição dos custos operacionais para obtenção de informações
– Acesso on-line e em tempo real à informação
– Garantia de dados atualizados
– Garantia de disponibilidade, desempenho e segurança
– Contrato direto com o guardião de dados

Mais informações em: comercial@serpro.gov.br

  • Quer ser destaque para o público inovador e tecnológico? Então saiba como
  • Quer que o seu texto seja publicado em nosso site? Envie um e-mail para redacao@bizmeet.com

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso