Select Page

Líder de movimento focado em políticas públicas para Startups fala ao Bizmeet

Líder de movimento focado em políticas públicas para Startups fala ao Bizmeet

O fundador e líder da Startup Farm, Felipe Matos concedeu entrevista à coordenadora do portal BizMeet, Juliana Ribeiro. No encontro, Matos falou sobre o Dínamo, um movimento de articulação na área de políticas públicas focada no tema ecossistema de startups e pequenas empresas inovadoras, confira.

BM – Qual foi a motivação para criar o Dínamo?
FM: Nós decidimos fundar a Dínamo, por que entendemos que este ecossistema de inovação, principalmente na área de startups, precisava ser representada, ou seja, ter uma voz junto ao poder público. O Brasil está muito longe do ambiente ideal na parte governamental das regulações das políticas públicas pra área de empreendedorismo tecnológico. Para melhorar este ambiente, nós que representamos a sociedade civil, os empreendedorres, espaços de cowork e encubadoras, precisamos nos juntar e colocar as pautas que são importantes e trabalhar junto ao poder público, para que as políticas possam ser implementadas e melhoradas de maneira efetiva.

BM – Para a Revista Veja, o economista canadense Dominic Barton, disse: “O setor público, por exemplo, não cumpre adequadamente o seu papel de preparar as pessoas para as novas possibilidades tecnológicas”. Na sua opinião, o que é preciso fazer para melhorar isso?
FM: Dentro da área de educação, na política de ciencia e tecnologia, universidades e Institutos de Pesquisa, é preciso ter um curriculo de conteúdos atualizado. Neste setor, acredito que o ensino faz sentido quando pensamos em ter um visão dotada de empreendorismo nas escolas. O governo tem o papel fundamental de criar um ambiente adequado para que as startups possam crescer e florescer, ou seja, incentivar, estimular, criar um ambiente que seja ágil e flexível para que os empreendedores possam assumir o protagonismo para este ecossistema.

BM: Quais são as próximas ações da Dinamo ainda para 2017 e 2018?
FM: Estamos fazendo um trabalho de construção de conteúdo e pesquisa sobre as melhores praticas no mundo do poder público de apoio ao empreendedorismo nos diversos pilares que nós trabalhamos. Desde a àrea de capital e investimentos até a de diversidade e impactos. Temos buscado atuar junto ao executivo e o legislativo numa série de sugestões para as políticas públicas, na direção em que acreditamos que vai ser mais acertível para o desenvolvimento do país e o sucesso desse setor. Para o ano que vem, o objetivo é intensificar isso. Em um ambiente onde teremos eleições gerais importantes, vamos buscar influenciar os candidatos para que eles levantem esta pauta dentro das suas propostas de políticas públicas.

BM – E sobre as ações para a região do Distrito Federal?
FM: Proativamente, o foco de atuação onde atuamos é o Governo Federal. Devemos continuar neste foco no ano que vem (2018), possivelmente com algum desdobramento estadual em função das eleições diretas para governador que teremos junto com a eleição de presidente.

Sobre Felipe Matos

É sócio fundador e Head de Ecossistema da Startup Farm, aceleradora de startups na América Latina. É referencia em empreendedorismo digital e desenvolvimento de startups e empreendedor. Já atuou em diversos papéis do ecossistema empreendedor brasileiro, como fundador de empresas, acelerador, investidor anjo, gestor de fundo de investimentos, educador e gestor de políticas públicas. Atua também como Coordenador Executivo do Dínamo, grupo que reúne lideranças do ecossistema empreendedor brasileiro para a construção de propostas de políticas públicas de apoio a empreendedorismo junto aos governos. Foi COO do programa Start-Up Brasil, iniciativa do Governo Federal em parceria com aceleradoras privadas.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal;

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso