Ruben Delgado foi reeleito nesta quinta-feira (24), como presidente do Conselho de Administração da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).

Em entrevista exclusiva à diretora do portal BizMeet Juliana Ribeiro, o presidente reeleito falou das ações realizadas no último mandato e sobre os principais desafios para os próximos anos.

Balanço

Ruben Delgado destacou que os últimos dois anos foram marcados crise e recessão, contudo os programas e atividades relevantes foram mantidas. “Conseguimos, por meio do apoio de parceiros e conselheiros, manter as atividades relevantes para o setor e participar de discussões decisivas para o futuro do país,” disse.

Internacionalização de Produtos e Serviços

Já sobre a internacionalização de produtos e serviços, o presidente eleito disse que a Softex pode ajudar as empresas, independente do seu nível de maturidade. Esta ajuda vai desde a qualidade no desenvolvimento de softwares até a internacionalização de produtos e serviços e estudos.

“Sempre temos alguma forma de ajudar as empresas de TI que geram riqueza para o nosso país. Posso assegurar que hoje a cada $3 (três dólares) exportados, no mínimo um vem um veio aqui da Softex junto à Apex. Todos os programas estruturantes para indústria brasileira de software nós temos mantido”, destacou.

Desafios para os próximos anos

Sobre o tema, Delgado disse que ações que beneficiam o ecossistema nacional de TI como um todo, terão continuidade ao longo dos próximos anos. Para ele o grande desafio da nova gestão é o continuar o crescimento obtido. “Estamos fazendo contratos mais longos para não sofrermos com as mudanças políticas que acontecessem,” afirmou.”

“Vamos seguir trabalhando, mas de forma ainda mais colaborativa e sustentável junto com a Rede Softex, no sentido de gerar ainda mais valor para esse segmento tão estratégico para a economia do país”, destacou.

Empreendedorismo na Crise

O presidente enfatizou que o empreendedor brasileiro estava acostumado a ficar somente no mercado interno. Segundo ele é importante olhar para a globalização e repensar o seus produtos.

“O próximo ano será ano de desafios, é um ano eleitoral. É hora das empresas saírem da zona de conforto. Crise é um lugar onde todos têm que se reinventar. As pessoas têm que automatizar o seu processo, e em qualquer área é importante olhar para a globalização”, finalizou.

Em breve o Bizmeet irá postar a segunda parte da entrevista, no qual o Ruben Delgado fala da parceria com o Startup Brasil e também do programa ABDI – Startup Indústria. Portanto, faça parte da nossa news e fique por dentro das principais informações do mercado de TI!