Select Page

Capacitação ensina a obter recursos financeiros para projetos de CT&I

Capacitação ensina a obter recursos financeiros para projetos de CT&I

A próxima turma acontecerá na capital do Brasil, Brasília, e já possui inscritos!

Se você é um empresário ou gestor público, conhece os desafios para conseguir recursos financeiros para projetos em Ciência, Tecnologia e Inovação. Visando solucionar esse problema de mercado, o BizMeet fechou uma parceria com a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI).  A capacitação ofertada pela entidade é campeã em avaliações positivas e já formou mais de 300 alunos no Brasil.

Saber como elaborar projetos com qualidade e consistência passou a ser indispensável para o sucesso das organizações envolvidas com pesquisa ou com o desenvolvimento de produtos e processos inovadores. O curso ora proposto pela associação, vem justamente ao encontro do propósito de fortalecer no âmbito dessas organizações a cultura de elaboração de projetos como alternativa para alavancar recursos financeiros.

O curso com 24h de capacitação distribuídas em três dias, contempla a teoria e a prática da elaboração de projetos, abordando de maneira direta e objetiva desde os o contexto do atual do SNCTI (Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação), principais políticas e atores, marco legal em vigência, as principais fontes e instrumentos de fomento e apoio financeiro disponíveis junto as agência de CT&I (no âmbito nacional e internacional). Por fim, o curso detalha a metodologia de elaboração de projetos propriamente aplicável tanto à projetos de pesquisa, quanto à projetos de inovação.

A próxima turma acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de abril, dentro das dependências do BR OFFICES, no setor bancário sul. As aulas iniciam às 8 h 30 min e finalizam às 17 h 30 min. As vagas são limitadas.

O investimento para participar do curso é de R$ 600,00 para associados ABIPTI e R$ 900,00 para não associados.

Registre o seu interesse já!

 

 

Instrutor

 

Félix Andrade da Silva – Economista e Especialista em Inovação Tecnológica. Exerce atualmente a função de Assessor da ABIPTI. Foi Sócio Diretor da Lidera Consultoria Empresarial entre 2014 e 2015. Entre 2011 e 2013 foi Diretor de Relações Interinstitucionais da ABIPTI. Tem colaborado com diversas instituições e agências como: Embrapa, CGEE, MCTI, CNPq, FINEP, UNESCO, BID, IICA, ABIPTI, SEBRAE e FAPs onde desenvolveu atividades de consultoria em Planejamento Estratégico, Projetos de Inovação, Parques Tecnológicos, Incubação de Empresas de Base Tecnológica e Qualificação de Tecnologias para o Mercado. Ministra cursos e treinamentos sobre Elaboração e Gestão de Projetos de C,T&I, Empreendedorismo, Plano de Negócios e EVTEs. Graduou-se em Ciências Econômicas pela AEUDF (1979) e possui Pós-Graduação em Inovação Tecnológica pelo CEFET-PR (1994) e Comércio Exterior pelo ICAT/AEUDF (1984). É professor dos cursos de Pós-Graduação em Inovação e Difusão Tecnológica (ABIPTI/CNPq) e Agronegócios (CESUT, Jataí/GO). Atuou em programas públicos federais como Proálcool, PACTI, PBQP e também no MERCOSUL. Trabalhou cerca de oito anos no SEBRAE Nacional, onde, foi responsável pela concepção e implementação do Programa SEBRAEtib.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5818592993206737

 

Metodologia e Diferenciais

A metodologia contempla os tipos de projetos existentes e o tipo de redação mais apropriada a cada um, o ciclo de vida de um projeto, os fatores críticos de sucesso e as falhas mais comuns e recorrentes em projetos submetidos às diversa agências. Nessa fase os alunos passam a conhecer também os elementos básicos e o roteiro simplificado de um projeto, assim como a maneira adequada de preparar a prestação de contas e a finalização de projetos.

Como um dos principais diferenciais oferecidos pelo curso, o terceiro e último dia é dedicado a uma oficina com os alunos divididos em grupos de trabalho com o objetivo de elaborar de forma prática uma proposta de projeto ou até mesmo um projeto definitivo visando atender algum edital ou chamada publica em aberto. A finalização do curso se dá com a apresentação das propostas elaboradas pelos diversos grupos e acompanhada por uma análise crítica e sugestões de melhoria por parte do instrutor.

Conteúdo Programático

1º DIA

Aula expositiva (4 horas) – Contexto de CT&I no Brasil e Marco Legal

  • Conceitos básicos aplicados à ciência, tecnologia e inovação;
  • Competitividade, desenvolvimento sustentado, empreendedorismo e inovação;
  • Contexto da inovação no Brasil;
  • Marco legal e políticas de apoio à inovação;
  • Sistema local de inovação e habitats de inovação; e
  • Projetos e inter-relações com programas e políticas públicas de CT&I.

Aula expositiva (4 horas)

  • Principais fontes e instrumentos de fomento e apoio financeiro à CT&I, nacionais e internacionais.

2º DIA

Aula expositiva (8 horas) – Metodologia de Elaboração e Gestão de Projetos

  • Conceito de Projeto e “ciclo de vida” do Projeto;
  • Motivação, planejamento, escopo e estruturação de um Projeto;
  • Tipos de projetos, principais características e Fatores Críticos de Sucesso;
  • Falhas comuns observadas na concepção e elaboração de Projetos;
  • Iniciando a elaboração de um Projeto;
  • Metodologias e ferramentas aplicáveis à elaboração dos projetos;
  • Elementos básicos e roteiro simplificado de um Projeto (título, apresentação, justificativa, objetivos, metodologia, atividades, metas e indicadores, resultados esperados e impactos, orçamento e cronograma).
  • Prestação de contas e finalização do Projeto.

3º DIA

Oficina – Trabalho prático / Grupos de até 5 alunos (4 horas)

  • Oficina de Projetos – Exercício prático com trabalho em grupo (GTs) com vistas ao planejamento e estruturação de Projetos, segundo orientação a ser definida pelo instrutor.

Oficina / Finalização (4 horas)

  • Continuação e finalização dos trabalhos práticos em grupo;
  • Apresentação dos Projetos pelos Grupos;
  • Avaliação crítica e discussão das propostas elaboradas pelos grupos constituídos a partir da Oficina;
  • Lições aprendidas.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso