O Hackathon Globo – evento da emissora para desenvolvedores e designers de softwares – fará a sua terceira edição nesse ano, logo após as gravações do Big Brother Brasil 17. Serão 33 horas ininterruptas de evento, que vai do dia 15 até o dia 16 de abril. Estão previstas as inscrições de 52 participantes, que serão divididos em 13 grupos de quatro pessoas. Cada grupo deverá preparar um projeto que envolva tecnologia e inovação e apresentar para a banca com 8 avaliadores.

Como funciona o Hackathon Globo?

No site oficial do evento explica-se passo a passo e é apresentado o regulamento. Resumindo, o Hackathon Globo funciona da seguinte forma:

  1. Em um primeiro momento, os participantes devem inscrever-se a partir de um formulário online, com descrições pessoais e profissionais;
  2. Depois, os organizadores solicitam que os programadores criem uma boa rede de relacionamentos e encontrem outros bons programadores que possam fazer parte do seu time;
  3. O próximo passo é planejar e criar algo incrível, eficaz, criativo, inovador e usual com sua equipe nas 33 horas estipuladas para a disputa;
  4. Por último, o júri escolherá os melhores projetos da edição e irá premiá-los.

Premiação

Serão premiados os três melhores projetos desenvolvidos durante o hackathon, a partir dos seguintes critérios: aplicação, criatividade, inovação e/ou usabilidade. Confira as premiações:

      1º lugar: Visita de 03 dias – com hospedagem e passagem inclusas – ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA).

      2º lugar: 1 ingresso por participante da equipe para o maior show de rock do país, que ainda será definido.

      3º lugar: Voucher de hospedagem de aplicações na nuvem em um servidor de qualidade para cada participante do grupo.

Inscrições

Para inscrever-se é necessário ter alguma graduação e ter criado algum projeto na área de software e desenvolvimento. As inscrições vão de 13 de fevereiro até o próximo dia 12 de março. Aos interessados, o  sítio de inscrição já está disponível. Segundo a organização, participantes de edições anteriores poderão inscrever-se como mentores dos novatos.

O Hackathon Globo foi baseado no Hack Day Manifesto.

Quer montar um Hackathon para a sua empresa?

Mudar e inovar são imperativos da conjuntura global para a sobrevivência dos negócios. Por outro lado, algumas mudanças podem envolver riscos tão elevados que poderiam arruinar uma organização. Por esse motivo, o Hackathon pode ser a melhor saída para gerar a inovação.

O Bizmeet leva o Hackathon até a sua organização. O Portal já falou do assunto em artigo arterior.