Select Page

Oficina Facin-Abep discute soluções tecnológicas para governança e outras áreas da sociedade

Oficina Facin-Abep discute soluções tecnológicas para governança e outras áreas da sociedade

Ontem (25) o Serpro, em parceria com a Abep (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação) e a Secretaria de Tecnologia do Ministério do Planejamento, organizou a oficina Facin-Abep que teve o objetivo de apresentar um novo Framework de Arquitetura Corporativa que pode impactar em inúmeros órgãos da administração federal.

A oficina apresentou a implantação da governança com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas que beneficiarão as carreiras profissionais, empresas e diversas unidades públicas, ou seja, a sociedade como um todo. O evento ainda fez conhecido o framework para a possível implementação em organizações.

 

Na reunião estiveram presentes o coordenador de integração e interoperabilidade do Serpro e coordenador do Segmento Áreas de Integração para Governo Eletrônico da Eping, Marcus Vinicius da Costa; o vice-presidente da Abep, Romero Guimarães; a coordenadora do Bizmeet, Juliana Ribeiro; e a representante do The Open Group, Vanessa Nunes.

Para Marcus Vinicius a oficina Facin-Abep gerou resultados positivos. “Ela permitiu aos atores envolvidos a aplicabilidade do Facin como o framework para a Administração Pública e o meio para se alcançar a interoperabilidade entre seus entes. Além de demonstrar o real interesse em viabilizar o recém publicado decreto de simplificação do atendimento e todas as demais iniciativas promovidas pelo governo com foco na promoção de melhores serviços para a sociedade”.

Vanessa Nunes também destacou a qualidade do evento. “Este foi o primeiro no qual pudemos apresentar o uso em um cenário real, para atender a uma demanda real. O Facin começa o seu processo de amadurecimento e também apresenta de forma concreta os ganhos que o uso de uma abordagem baseada em Arquitetura Corporativa podem trazer para o Governo em todas as esferas”.

A representante da The Open Group disse ainda que o uso do Facin facilitou muitos processos que dizem respeito aos cidadãos. “O uso do Facin como um mecanismo uniforme de comunicação e análise propiciou uma aproximação e discussão maior entre as entidades com relação a esta questão”, reiterou.

Opinião

Juliana Ribeiro, coordenadora do Bizmeet, destacou a importância e diferencial da oficina Facin-Abep. “O Serpro reuniu lideranças, ouviu a opinião da comunidade sobre o framework e fez encontros com os especialistas no assunto. Esse é o grande diferencial da Facin-Abep”, reiterou.

Acompanhe a principal referência de Tecnologia e Inovação da Capital Federal! Faça parte da nossa rede. Assine agora newsletter do Bizmeet.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal;

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso