fbpx

Select Page

BNDES lança segunda edição do seu programa de desenvolvimento de startups nacionais

BNDES lança segunda edição do seu programa de desenvolvimento de startups nacionais

BNDES vai receber propostas de aceleradoras de startups para serem parceiras na iniciativa

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta quarta-feira (9), edital da segunda edição do BNDES Garagem – seu programa de desenvolvimento de startups nacionais. Nesta fase inicial será feita a seleção da aceleradora que dará apoio à iniciativa. Esta edição terá como o foco a criação e tração de pequenos negócios inovadores que gerem impacto socioambiental, em linha com o propósito do BNDES de transformar a vida de gerações de brasileiros promovendo o desenvolvimento sustentável. O programa contempla a realização de três ciclos de aceleração, sendo que o primeiro terá como foco prioritário empreendedores que estão desenvolvendo soluções para saúde, educação, sustentabilidade, inovação na gestão pública (govtech) e cidades sustentáveis.

O diretor de Participações, Mercado de Capitais e de Crédito Indireto, Bruno Laskowski, destaca o foco no impacto socioambiental como um aprimoramento do programa. “A segunda edição do BNDES Garagem vem para ser ainda melhor que a primeira. Apoiaremos a inovação com propósito, ou seja, empreendedores que busquem desenvolver soluções rentáveis e escaláveis para os problemas sociais e ambientais do nosso país”. Esta edição do programa também reforça o papel do BNDES de articulador e promotor da agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança), conectando parceiros institucionais, empresas, governos e pequenas empresas inovadoras.

O programa – Esta edição do BNDES Garagem contará com três ciclos de aceleração. Cada um contará com até 45 participantes e terá duração de três a quatro meses. Ao todo, a segunda edição terá duração de 30 meses (contados a partir da contratação da aceleradora) e selecionará até 135 participantes. O programa, que será gratuito para os participantes, contará com dois módulos:

a) Tração – Voltado a startups de impacto com faturamento inferior a R$ 16 milhões que já possuam um produto ofertado no mercado.

b) Criação – Direcionado a pessoas físicas ou startups de impacto com propostas de negócios inovadores buscando apoio para criação ou aprimoramento de um produto mínimo viável.

Durante a permanência no BNDES Garagem, os empreendedores receberão orientações e participarão de atividades que ajudem no desenvolvimento de seus negócios. Ao fim de cada ciclo será realizado um Demo Day, no BNDES, onde os trabalhos desenvolvidos serão apresentados a potenciais investidores e outros públicos de interesse. A contrapartida dos participantes será o desenvolvimento de suas soluções e o BNDES não exigirá participação acionária nos negócios.

Por conta da pandemia de COVID-19, o primeiro ciclo será semipresencial, com algumas atividades desenvolvidas em espaço a ser fornecido pelo BNDES. A intenção é que os próximos sejam integralmente presenciais, a depender do cenário da pandemia. A convivência dos participantes em um mesmo ambiente estimula o intercâmbio de informações e o estabelecimento de parcerias que podem ajudar no desenvolvimento dos negócios. A etapa presencial deverá ser realizada na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

A seleção dos participantes de cada ciclo levará em conta, além da qualidade dos negócios, critérios de diversidade, como gênero, etnia e localização geográfica. De forma a estimular a presença de empreendimentos de todo o Brasil, o BNDES oferecerá ajuda de custo de deslocamento e hospedagem para participantes de outras localidades.

Seleção da aceleradora

As aceleradoras ou consórcios interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até o dia 23 de outubro por meio de envio de proposta conforme o roteiro disponível em www.bndes.gov.br/bndesgaragem, onde está publicado o edital de seleção. O resultado final será divulgado em janeiro.

BNDES Garagem 2018-2019 – A primeira edição do programa teve mais de 5 mil startups inscritas e contou com 79 participantes, sendo que 74 delas concluíram o ciclo. Das 30 startups que participaram do módulo de tração, a maioria teve crescimento de receita. Foram realizadas cerca de 50 conexões com investidores.

Com 44 participantes, o módulo de criação resultou na criação de 16 novos CNPJs, sendo que 43% desses já geravam receitas ao final do programa. A taxa geral de recomendação do programa por parte das startups foi de 95%, indicando alto grau de satisfação dos empreendedores. A primeira edição contou também com ampla participação dos empregados do BNDES como mentores das startups, contribuindo para a renovação da cultura corporativa e na adoção de práticas mais inovadoras e ágeis.

Por conta da grande procura por parte dos empreendedores, foi criada a Rede BNDES Garagem. Não restrita aos participantes do programa, ela procura disseminar a cultura da inovação e promover a conexão entre empreendedores e investidores por meio de iniciativas como divulgação de conteúdo educativo e promoção de eventos.

Sobre o BNDES

Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.

Fonte: BNDES

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This