Select Page

Campus Party Brasília 2017: um marco na era tecnológica da região

Campus Party Brasília 2017: um marco na era tecnológica da região

A Campus Party Bbs foi um grande sucesso: ingressos esgotados já em maio, área open (gratuita) lotada.

A comunidade regional e visitantes de outros estados estavam sedentos por conhecer mais sobre tecnologia, inovação e startups.

A lista de palestrantes renomados incluiu o consultor do Vale do Silício Matthew F. Reyes, o animador de stop-motion Matias Liebrecht e o cientista de dados Ricardo Cappra.

Além disso, jovens, famílias e entusiastas puderam prestigiar campeonatos de tecnologia e conhecer inovações, como a realidade aumentada.

O sucesso deve-se ao fato de termos uma população sedenta por tecnologia e inovação. O público local foi a grande maioria no evento. Famílias inteiras prestigiaram a iniciativa.

O portal Bizmeet ajudou voluntariamente na divulgação da Campus Party Bsb, por reconhecê-la como uma excelente iniciativa em prol da região e também por ter a média de 8 mil leitores, que são decisores em tecnologia.

A Campus Brasília serviu de exemplo para provar o potencial inovador da cidade. Dessa forma, novas ações públicas e privadas em prol do seguimento devem acontecer.

No final do evento, foi anunciado pelo atual Secretário Adjunto de Trabalho, Thiago Jarjour, que a Campus Bsb 2018 já está confirmada.

Pontos a considerar

  • Muitos campuseiros e participantes aguardaram ao sol e em pé pelo credenciamento. O desconforto foi crítico. Nos grupos de WhatsApp, circulavam fotos de filas fora do ambiente do evento, formadas por pessoas esperando por um crachá.
  • Falta de bebedouros no local. O evento não oferecia a necessidade básica do ser humano de beber água, sendo necessário comprá-la.

A festa acabou. E agora?

A primeira Campus Party Bsb acabou. Porém, não podemos deixar o sonho terminar. Ainda temos um ecossistema tecnológico na região a trabalhar e explorar. Os fundadores dessa grande festa foram embora; porém nós continuamos aqui, necessitando de ações efetivas e duradouras em prol do setor.

Segundo dados do sindicato das empresas de serviços de Informática (Sindsei/DF), temos atualmente mais de 25 mil profissionais celetistas e 3 mil e 500 empresas de base tecnológica! Isso sem contar as startups e profissionais PJ. Ou seja, a verdadeira força que gera valor à economia da região, precisa de resultados a médio e longo prazo.

Sendo assim, faz-se necessário:

  1. Políticas públicas focadas em Tecnologia e Inovação. Um exemplo clássico é a capacitação de colaboradores. As cidades inteligentes, que foram destaque na Campus, exigem profissionais qualificados. Já existem ações federais como o programa Brasil Mais TI, mas faltam iniciativas locais.
  2. Diminuição de impostos para pequenas empresas e startups. Dessa forma, elas poderão contratar mais profissionais, o que vai ajudar no crescimento da economia local e gerar mais oportunidades. O Distrito Federal só ganharia com essa ação. Segundo dados do Sebrae, mais de 50% dos empregos são gerados por micro e pequenas empresas.
  3. Editais de fomento para startups e pequenas empresas de base tecnológica. O setor precisa de editais sérios feitos e avaliados por empreendedores. O edital FAP-DF de Startups já foi uma grande conquista, mas sabemos o governo pode investir mais nessa questão

Campus 2017 Bsb

Sobre o Autor

Juliana Ribeiro

É uma das responsáveis pelo Bizmeet: um site com informações de valor para tomadores de decisão em Tecnologia (executivos, empresários,diretores, CEO's e gestores estratégicos). Coordenadora do grupo Executivos TI - https://www.facebook.com/groups/executivosti/ . É sócia da Wend Tecnologia, empresa cujas iniciativas já foram destaque em mídias como: Revista Wide, Site da Fecomércio, Programa Tendências e Negócios, Revista Refile e outros... Foi Coordenadora da Rodada de Negócios da BPW (uma associação internacional voltada para mulheres de Negócio), Diretora de Relacionamento da ACDF, Vice-presidente da Cooperativa de Cultura Empresarial de Brasília e Diretora de Voluntariado do PMI-DF.

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso