Select Page

Comitiva reúne preparativos para o lançamento do Parque Tecnológico

Comitiva reúne preparativos para o lançamento do Parque Tecnológico

O último preparativo para a inauguração do Parque Tecnológico Biotic, é uma missão, entre o próximo domingo e a sexta-feira seguinte, de representantes do setor produtivo e do GDF aos EUA. A justificativa para a viagem, organizada pela Federação das Indústrias (Fibra) do DF, é fazer prospecção de conhecimento junto a entidades de pesquisa renomadas mundialmente.

Entre os observadores estarão o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável do DF, Antônio Valdir Oliveira, e o titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Jarjour, que revelou sua expectativa quanto à visita. “Vamos lá conhecer polos de inovação de tecnologia porque já houve interesse em fechar acordos de cooperação e intercâmbios de conhecimento conosco”, afirma.

Ele explica que, no próximo mês, apenas o prédio de governança do complexo do Biotic, localizado próximo à Granja do Torto, em Sobradinho, estará pronto. “A gente está conciliando, nesse edifício, um hub de empreendedorismo e inovação e teremos um coworking público em parceria com o Sebrae”, detalha.

Conforme Jarjour, ainda haverá um andar para entidades de apoio a tecnologia e inovação e outro para abrigar um agente de inovação com intuito de fazer maturação de startups. A ideia, porém, é de que as empresas de tecnologia comecem a preencher o espaço ainda em 2018, todas com foco em inovação e desenvolvimento sustentável.

O complexo tem capacidade prevista para abrigar 1,2 mil empresas e a expectativa inicial do governo para a geração de emprego foi ampliada de pouco mais de 20 mil para até 60 mil novos postos de trabalho direitos, “e vários outros indiretos”, segundo Jarjour.

Investidores também serão alvos

Um dos organizadores da viagem, o presidente da Fibra-DF, Jamal Jorge Bittar, diz que outro propósito da viagem é trazer potenciais parceiros e investidores já para a inauguração, em abril, do Biotic. “No início, a governança vai atrair startups incubadoras e possivelmente algum laboratório de empresas de tecnologia”, explica.

Segundo ele, isso pode gerar um movimento ainda mais grandioso, para não dizer pretensioso, dado o embrionismo do projeto, a médio prazo. “Essa dinâmica impulsiona a pretensão de projetos de ocupação do parque em si. E aí a gente espera atrair os grandes players de pesquisa”, anima-se.

O roteiro da comitiva prevê a chegada a Nova York neste domingo. A partir de segunda começam visitas ao campus da universidade de engenharia Cornell Tech e encontros com possíveis investidores. No dia seguinte, eles seguem para a baía de San Francisco, na Califórnia, onde conhecerão o famoso Vale do Silício, um dos redutos de desenvolvimento tecnológico do mundo.

Por lá, conhecerão um programa da Universidade de Stanford, referência em evolução de startups no mundo, e, por último, uma passada na Singularity University, criada por grandes figuras do ramo.

O lançamento do Parque Tecnológico de Brasília está marcado para abril deste ano.

Vitória para o Ecossistema Inovador e Tecnológico

“O lançamento do Biotic ou Parque Tecnológico, é uma grande vitória para o ecossistema inovador e tecnológico”, diz Juliana Ribeiro, diretora de inovação do BizMeet. “Eu, como coordenadora de um site de conteúdo de respeito, preciso apoiar a geração de empregos e o crescimento ecossistema inovador do DF”, completa a executiva.

“A redação do BizMeet elaborou diversos artigos sobre o tema que foram amplamente divulgados pela comunidade de tecnologia e inovação. Isso mostra que o tema é de grande interesse da sociedade”, completa Juliana.

Vídeo mostra as instalações do Parque Tecnológico

 

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso