fbpx

Select Page

Conheça iniciativas de tecnologia focadas na reversão da crise do COVID-19

Conheça iniciativas de tecnologia focadas na reversão da crise do COVID-19

Com o avanço dos impactos causados pela Covid-19 ao redor do mundo, empresas da área de tecnologia, têm construído esforços voltados à superação deste desafio e apresentaram iniciativas visando resultados sociais e econômicos, tais como: Implantação massiva de teletrabalho, Disponibilização de Plataformas de Audioconferência e Videoconferência, Big Data voltado à Covid-19, Disponibilização de conteúdos de capacitação, instrução e lazer, ferramentas de acompanhamento da pandemia e Apps.

Conheça algumas dessas iniciativas:

Amazon

A empresa está fornecendo livros de graça na versão Kindle. Qualquer pessoa pode baixá-lo para ler no dispositivo que quiser. Livros sobre sociologia, educação, psicologia, política entre outros.

www.amazon.com.br

Facebook

»   Informações precisas (ex: Centro de Informações no Facebook, apoio à checagem de fatos, pessoas conectadas a informações confiáveis);

»   Apoio a organizações de saúdea exemplo do API da OMS no WhatsApp, créditos para campanhas; dados e ferramentas;

»   Apoio a governos, comunidades e negócios: US$100 milhões para pequenos negócios, hubs de apoio a comunidades e pequenos negócios, Workplace Advanced gratuito para organizações de emergência. E muito mais – saiba aqui.

www.facebook.com

Microsoft

»   Acesso gratuito ao Microsoft Teams – Microsoft Teams já é parte do Office 365 e as organizações que possuem licenças aplicáveis para o Office 365 já tem acesso ao mesmo. Neste momento de atenção ao COVID-19, a Microsoft preocupou-se em fazer o Teams acessível a todos, facilitando o trabalho em equipe, conferências e outras atividades. A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) repercutiu a doação de 200 mil licenças da plataforma de para as equipes do Executivo federal. Para mais informações acesse este link e este link.

»  Ferramentas de monitoramento da disseminação do vírus

»  Bing: no site de busca da Microsoft existe um painel de acompanhamento da disseminação do vírus no mundo.

»  Azure maps COVID-19: projeto open-source destinado às agências de saúde, permitindo a criação de painéis de acompanhamento georreferenciados:

»  Código fonte do projeto: https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19

» Exemplo de utilização do código do projeto realizado em colaboração com John Hopkins Corona Virus Resource Center: https://coronavirus.jhu.edu/map.html

»  Ferramentas de informação, conscientização e preparação – Healthcare Bot Template (HSE) for COVID-19: template de chatbot para triagem inicial de pacientes, interação com a comunidade e informações sobre o vírus e a epidemia. Pode ser utilizado em conjunto com centrais de atendimento. Exemplo de uso no HSE da Irlanda (o chatbot é acionado pelo botão COVID-19 Info Finder no canto inferior direito da página).

»  Framework para gestão de crise – A área de serviços da Microsoft desenvolveu na Europa um framework completo para gestão de crise abrangendo: a transformação das operações do serviço público, a garantia do bem-estar dos cidadãos e das comunidades, a garantia de acesso à benefícios financeiros e sociais para os cidadãos e as empresas, a manutenção da infraestrutura crítica e continuidade da cadeia de fornecimento, a mitigação da pandemia, a maximização da eficiência da gestão da crise e a otimização da agilidade do cumprimento da lei para garantir a segurança dos cidadãos.

»   Controle de quarentena – Aplicativo móvel para ajudar o controle de pessoas em quarentena utilizando geolocalização do celular.

www.microsoft.com/pt-br

Dúvidas

Se você quer entender mais sobre trabalho home office, confira as dicas da Juliana Ribeiro, especialista em Inovação e Tecnologia que ministra lives sobre ferramentas de tecnologia no instagram. Para acompanhá-las, basta seguir o perfil da executiva e ativar as notificações.

*Com informações da Brasscom

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This