Select Page

CTO Explica: Criptomoeda que “minera” pelo navegador sem autorização do usuário

CTO Explica: Criptomoeda que “minera” pelo navegador sem autorização do usuário

Em um grupo sobre Inovação no Whatsapp, vi uma postagem um tanto quanto confusa citando a Monero, mineração e segurança, a JulianaRibeiro me sugeriu esclarecer sobre o assunto, sendo assim, vamos lá:

O que é Monero?

É uma criptomoeda que está entre as TOP 5 deste mercado. Com foco em anonimidade e transações seguras, foi projetada para que qualquer computador comum consiga “minerar”, possui algumas regras em seu código que limitam até o momento, o uso de equipamentos especializados para esse fim.

O que é CoinHive?

É um projeto de mineração para a Monero que roda via navegador, usando o poder de processamento do computador que acessar a página que tenha o código dela.

Qual é o ponto crítico?

Alguns sites, habilitaram esse código para executar automaticamente, sem autorização dos usuários, com isso eles tiveram “poder de mineração” combinado de vários usuário que acessavam suas páginas, e na maioria dos casos o usuário sequer notavam.

Causa algum dano?

O projeto, não causa dano aos computadores, mas usava o poder computacional de cada visitante, como “forma de recompensa” pelo conteúdo. Um dos casos famosos foi do site de torrent (PirateBay) que fazia a “mineração” enquanto o visitante procurava algo para baixar e foi noticiado em vários canais.

É virus!?

Isso se disseminou de tal forma que muitos sites começaram a utilizar  e alguns anti-vírus passaram a detectar o código como sendo malicioso para proteger o usuário desavisado. Mas, é possível configurá-lo de várias formas inteligentes, com o devido consentimento do visitante/usuário.

Algum exemplo de aplicação prática?

Sim, um deles é a possibilidade de uma nova proposta de captcha, substituindo o ReCaptcha(Google) e protegendo seu site de spam, ou tentativas indesejadas de login, segue abaixo uma animação exemplificando.

Como se pode ver, há aplicações benéficas, algumas ainda a serem descobertas nesse mercado que somente  em 2017 se abre ao público geral, espero que tenham gostado!

Esse é o primeiro artigo dessa série: CTO Explica, se houver dúvidas e/ou sugestões sobre tendências, inovação e tecnologia que possamos colocar no nosso quadro, serão bem vindos!

Sobre o Autor

Empreendedor, CTO da Wend Tecnologia e BizMeet. Graduado em Desenvolvimento Web | Análise e Desenvolvimento de Sistemas;Mestrando em Digital Currency pela University of Nicosia; Atua em desenvolvimento sistemas desde 1997. Consultor em sistemas de grande porte no MEC, FNDE, MPOG e outros; Atuante em grupos de criptomoedas brasileiros e internacionais, com participações no Flisol-DF, Bitcoin Revolution, e Câmara dos Deputados abordando Blockchain e seus usos.

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso