fbpx

Select Page

Distrito Federal inicia testes com tecnologia 5G

Distrito Federal inicia testes com tecnologia 5G

O Distrito Federal caminha para atuar com protagonismo tecnológico no país. Ontem, dia 26, o governador Ibaneis Rocha assinou um acordo que cria o primeiro espaço de teste permanente do 5G no Brasil. A parceria, firmada com a empresa chinesa Huawei e a Biotic S/A, trará um ambiente de inovação para a capital (veja em vídeo abaixo a íntegra do evento).

“A implementação desse espaço de estudos mostra que a tecnologia está chegando e vem ao encontro do que temos trabalhado desde a campanha: a ideia de cidade digital. Naquele momento das eleições parecia um sonho e agora vem se realizando. Nós vamos implementar o maior parque tecnológico do país”, garante Ibaneis Rocha.

A cerimônia do acordo no Palácio do Buriti contou com a presença do vice-presidente da Huawei, Steven Shenjianfeng; do presidente da Biotic S/A, Gustavo Dias; do secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros; do titular de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo; do vice-presidente da Anatel, Emmanoel Campelo; além de outros envolvidos no projeto.

Parceria

A conectividade 5G será implementada no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic. Os testes vão servir para a futura efetivação do sistema no Brasil e alavancar a criação de startups e empreendimentos inovadores na capital.

A parceira do GDF no acordo, a Huawei, promoverá seminários, palestras e eventos abertos para a comunidade a fim de divulgar o conhecimento da tecnologia para os brasilienses e ampliar a experiência da quinta geração de internet.

Vantagens do 5G

A tecnologia 5G permite a interação com mais pessoas e objetos ao mesmo tempo, além de fornecer uma navegação mais rápida do que a 4G. A nova rede promete reduzir o tempo de download drasticamente e facilita o conceito de cidade inteligente, com ambientes interagindo simultaneamente, e não somente pessoas.

A redução no consumo de energia deve atingir 90% em relação às redes 4G atuais.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (Mctic), no próximo mês será lançado um documento com uma visão de política pública para o 5G. O texto irá dialogar com o Plano Nacional de Internet das Coisas.

Com informações da Agência Brasília

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This