fbpx

Select Page

Finep é essencial para inovação, diz Aldo Rebelo

Luis Manuel Rebelo Fernandes, novo presidente da Finep, afirma que desafio atual da instituição é tornar o investimento em P&D mais eficiente

Atender a toda a cadeia da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil, ao conciliar produção e inovação e contribuir para a maior inserção do País no mercado competitivo global, é um dos desafios da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), avaliou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, durante a cerimônia em que deu posse ao novo presidente da entidade, Luis Manuel Rebelo Fernandes.

Segundo Rebelo, a Finep é instituição-chave para atender a toda a cadeia que reúne a CT&I, combinando desde a produção da ciência básica até o estabelecimento de um processo ou produto que fortaleça a competitividade das empresas no País.

Para Fernandes, a Finep consegue agregar e integrar instrumentos e programas em todas as cadeias, desde a infraestrutura de pesquisa básica nas universidades até as iniciativas de apoio a empresas inovadoras.

Ele lembrou que o Brasil ocupa, hoje, a sétima posição na economia mundial e é “incompatível” que o País não acompanhe as principais economias do mundo em investimento em CT&I e produção de patentes.

Segundo ele, a Finep, ao lado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem a função de galgar os caminhos que levam a sociedade ao conhecimento cientifico.

O novo presidente relatou que o principal desafio da Finep atualmente é tornar o investimento governamental em pesquisa e desenvolvimento [P&D] mais eficiente e eficaz na promoção e na alavancagem de investimentos empresarias em inovação.

Fonte: ITFORUM 365

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This