fbpx

Select Page

Goiás recebe Centro de Excelência em Inteligência Artificial

Goiás recebe Centro de Excelência em Inteligência Artificial

O Estado de Goiás entra na corrida pelo domínio de tecnologias na área de inteligência artificial. Ontem, dia 18, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Instituto de Informática, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) foi feito o lançamento do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA).

O propósito do CEIA é estimular a efetividade e a competitividade corporativa, envolvendo instituições públicas e empresas privadas, por meio do provimento de facilidades e soluções tecnológicas e inovadoras baseadas em Inteligência Artificial (IA). O Centro está sustentado nos princípios que definem a tríplice hélice (empresa-governo-universidade).

Aporte financeiro

Investimentos da ordem de R$ 50 milhões, em seis anos, vão promover a competitividade da unidade em escala global. Os recursos vão impulsionar parcerias para pesquisas e avanços científicos que revelem o potencial da inteligência artificial para soluções inovadoras de mercado buscando a competitividade, impacto econômico e social.

A Fapeg vai destinar R$ 12 milhões para a estruturação da unidade, que integra o Programa Goiano de Inteligência Artificial e coloca Goiás à frente no desenvolvimento de tecnologia de ponta em todo o território nacional. Tendo como missão a execução da política pública para o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado, a Fapeg, ao fomentar a criação do CEIA, está investindo na linha de Pesquisa Tecnológica em Áreas Estratégicas.

Graduação

A Universidade Federal de Goiás terá o primeiro curso superior em inteligência artificial do País. A primeira turma de graduação em Inteligência Artificial do Brasil, vai começar suas aulas em março de 2020. Serão abertas 40 vagas com ingresso pelo SISU como parte do processo de criação de uma política nacional de IA e formação de talentos.

da redação com informações da SECOM-GO

DICA: sigam o instagram da Juliana Ribeiro e fiquem por dentro de super dicas sobre IA!

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This