Select Page

Governo brasileiro pretende criar laboratório de Blockchain

Governo brasileiro pretende criar laboratório de Blockchain

O governo brasileiro pretende criar um grupo de trabalho interministerial com o objetivo de disponibilizar um laboratório de Blockchain para promover a colaboração dos agentes públicos com o intuito de repensar serviços públicos baseados em um novo modelo de confiança entre o governo e a sociedade.

O projeto do MPOG visa a fomentar “o estudo do potencial e dos riscos relacionados à tecnologia Blockchain, além de promover a colaboração entre os órgãos da administração pública federal para a construção de soluções de TI que promovam a desburocratização e minimizem o risco de fraude na prestação de serviço público e, assim, viabilizar a elaboração de um plano de ação estratégico para o uso eficaz dessa tecnologia, nesse ambiente”, diz trecho do comunicado oficial enviado à reportagem.

A primeira iniciativa, ainda em andamento, pretende conhecer os potenciais, bem como as restrições das plataformas disponíveis. Inicialmente, a SETIC conheceu a prova de conceito construída pela IBM para registrar o ciclo de vida de veículos no Blockchain, via plataforma Hyperledger. E continuou, em conjunto com a Microsoft e a ConsenSys, para a avaliação do potencial do uPort, sistema de identidade da plataforma Ethereum, para viabilizar a gestão de identidade via Blockchain, além do compartilhamento de documentos assinados entre os órgãos da administração pública.

Também já houve uma proposta da Setic em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), em propor ao Denatran uma prova de conceito, liderada pelo Brasil, para a implementação  do sistema de consulta e intercâmbio de informações sobre circulação de veículos entre os estados pares do Mercosul.

A vocação do Blockchain é resolver questões de um setor, de forma colaborativa e para as quais a confiança pode ser implementada via tecnologia. O desafio é encontrar em políticas da administração pública, cuja solução mais aplicável seja a tecnologia Blockchain e cujos intervenientes estejam dispostos a colaborar entre si, afirma outro trecho do comunicado.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal;

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso