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Governo convida cidadãos a avaliarem suas experiências no uso de serviços públicos digitais

Governo convida cidadãos a avaliarem suas experiências no uso de serviços públicos digitais

Tão importante quanto entregar serviços públicos digitais é oferecer aos seus usuários uma boa experiência. Com esse objetivo, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia convida os interessados em colaborar para que essas melhorias sejam feitas de forma clara, baseadas em dados, a se inscreverem em sua nova página de pesquisa com usuários gov.br/pesquisacomusuarios.

Além de contribuir para tornar os serviços digitais mais simples e acessíveis a milhões de brasileiros, os voluntários recebem um certificado on-line como reconhecimento por sua participação. As entrevistas podem ser feitas remotamente. Pessoas de todo o país estão aptas a participar. Após a finalização do projeto de pesquisa, também receberão, em primeira mão, novidades sobre o serviço transformado ou aprimorado a partir das recomendações dos usuários..

“Realizar pesquisas com usuários, que sentem na pele as dificuldades na interação com o Estado e são os maiores interessados na simplificação do acesso aos serviços públicos, é um ponto decisivo para o sucesso da digitalização dos serviços”, afirma o diretor do Departamento de Experiência do Usuário da secretaria, Joelson Vellozo Jr. Segundo ele, quando um cidadão acessa um serviço digital e fica satisfeito com a qualidade, aumentam muito as chances dele interagir novamente com esse serviço e indicá-lo para amigos e familiares.

Foco no cidadão

Desde o início de 2019, cerca de 2 mil pessoas já foram entrevistadas para o aprimoramento de serviços como a Carteira de Trabalho Digital, o eSocial e o Portal gov.br. Nos próximos meses, já estão programadas pesquisas sobre a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e a prova de vida para serviços do INSS, que poderá ser simplificada como uso de biometria.

A iniciativa já é reflexo da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, lançada em abril, e que tem como o primeiro princípio um governo centrado no cidadão. Entre as ações previstas, está a realização de pesquisas frequentes com usuários de serviços públicos.

Atualmente, o governo federal oferece mais de 3,5 mil serviços à sociedade, dos quais 57% já são digitais. A meta é transformar 100% dos serviços digitalizáveis até o fim de 2022.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

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