fbpx

Select Page

Governo de Goiás inaugura Estúdio TV Web em unidade de rede educacional

Governo de Goiás inaugura Estúdio TV Web em unidade de rede educacional

Espaço faz parte da estruturação da unidade para abrigar projeto da Escola do Futuro em Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, inaugurou, nesta quarta-feira (11), o Estúdio TV Web no Itego José Luiz Bittencourt, localizado no Bairro Floresta, região noroeste de Goiânia. A unidade vai integrar o projeto Escola do Futuro, lançado durante a edição 2019 da Campus Party Goiás e que tem como objetivo formar profissionais para o futuro do mercado do trabalho utilizando tecnologias da indústria 4.0 como Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Com investimentos de R$ 800 mil, oriundos de parceria do Governo de Goiás com o Ministério da Educação, o Estúdio TV Web é equipado com câmeras profissionais, teleprompter e lousa digital. Por meio dele, serão utilizados conceitos como a sala de aula invertida para a realização de web-aulas, web-seminários, palestras e eventos, alcançando toda a população do Estado.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, explica que o Estúdio é uma ação que faz parte de um projeto maior do governador Ronaldo Caiado, que é promover e fomentar a inovação no Estado de Goiás.  “Esta ação está alinhada com diversas outras ações que estamos desenvolvendo desde o ano passado. Quem acompanhou o Fórum do Futuro do Trabalho realizado na Campus Party pode perceber as preocupações e questões que foram levantadas quanto ao emprego e as relações de trabalho. Não podemos ser vítimas da tecnologia. Temos que nos preparar para isso, e o Estado de Goiás está dando um grande passo hoje”, argumenta, Adriano da Rocha Lima.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Márcio César Pereira, ressaltou que a inauguração do Estúdio TV Web é a primeira etapa de um processo que vai culminar em mais profissionais para as áreas de tecnologia.

“Hoje é um dia importante e especial não só pela inauguração do Estúdio TV Web, mas esta é a primeira etapa da concretização de um projeto grande e audacioso que é a Escola do Futuro. Aqui nós vamos modelar um ensino diferenciado. Por exemplo, temos um déficit hoje na área de TI de 30 mil profissionais, isto por que os cursos que temos nesta área não conseguem manter o aluno em sala. Vamos oferecer curso com novas metodologias que vai facilitar o aprendizado, sendo o aluno o protagonista”, afirma.

Além do Estúdio de Web TV e a aplicação de novas metodologias de ensino, também será instalado no local o Real Lab, que visa estimular a criatividade e a inovação por meio da investigação e a aplicação prática e experimental da prototipagem rápida e fabricação digital, bem como fomentar a educação profissional, a inovação, empreendedorismo, a experimentação e a promoção de soluções inovadoras. Este espaço propiciará o desenvolvimento de projetos por meio da prototipagem, impressão 3D, corte a laser, corte em vinil, fresadoras CNC, robótica, eletrônica, dentre outros.

Itego José Luiz Bittencourt

O Itego José Luiz Bittencourt atende principalmente a população da região Noroeste de Goiânia. Aluna do curso Técnico em Secretariado, Aline Gomes Ferreira, 29, é moradora do Parque Tremendão. Ela conta que trabalhava como costureira e ao ficar desempregada viu uma oportunidade de ingressar em outra área ao conhecer a Unidade Itego. “A minha intenção é ampliar meus conhecimentos e melhorar de emprego. A escola me surpreendeu, por ter cursos gratuitos não imaginava encontrar esta estrutura”, relata.

A aluna também está na expectativa por poder ver o Estúdio de TV Web em operação. “Já visitei estúdio. Não conhecia um estúdio de TV. O espaço é amplo e tem muitos equipamentos novos, quero ter oportunidade de participar de alguma atividade lá”.

Metodologia

O modelo da Escola do Futuro, que está em processo de organização, tem como base um modelo pedagógico no qual o aluno é protagonista do processo ensino-aprendizagem, sendo incentivado a ter participação ativa e criativa. A equipe pedagógica da superintendência de Capacitação e Formação Tecnológica da SEDI está trabalhando nas metodologias que serão aplicadas na Escola do Futuro.

Segundo o superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica, José Teodoro Coelho, o foco é o uso de metodologias ativas, onde os alunos  possam aprender de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A articulação com o setor produtivo também será fundamental neste processo, para que o aluno possa estar dentro de uma indústria ou empresa e também estas possam estar presentes na escola.

“O estúdio será uma ferramenta excepcional para utilizar os conceitos da educação 4.0, como sala de aula invertida, situações problema e estudos de caso. A escola tem que se posicionar de forma diferente nesse novo modelo”, explica o superintendente da Sedi.

Os cursos que serão oferecidos estão em fase de formatação, mas deverão abranger temáticas como: internet das coisas, inteligência artificial, robótica, programação, entre outras.

Secretário Adriano Rocha no Estúdio

 

Escola do Futuro

A estruturação da Escola do Futuro em Goiás foi um dos compromissos assumidos pela secretaria de Desenvolvimento e Inovação durante a realização da Campus Party Goiás, em setembro do ano passado.

A ideia surgiu depois da realização do Fórum Internacional do Trabalho, que debateu a relação homem e máquina. Um manifesto produzido após as discussões, que reuniram os filósofos Maria Clara Dias e Clóvis de Barros Filho, o secretário Adriano da Rocha Lima e especialistas em inteligência artificial e robótica.

De acordo com o documento produzido após as discussões durante o Fórum, a educação será fundamental para que as novas tecnologias e, consequentemente, suas implicações no mercado de trabalho sejam mais facilmente absorvidas pela sociedade.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This