Select Page

Guia com práticas para estipular investimento em pesquisa e inovação é lançado

Guia com práticas para estipular investimento em pesquisa e inovação é lançado

Um dos principais mecanismos do governo para estimular o investimento privado em tecnologia esbarra no desconhecimento. Em vigor desde 2005, a Lei do Bem permite o abatimento de tributos de empresas que destinam parte do faturamento para pesquisas e inovações. No entanto, cerca de apenas 1 mil empresas em todo o país usam o benefício fiscal, número considerado baixo por especialistas.

Para estimular a aplicação de recursos em pesquisa e desenvolvimento, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) lançou nesta semana um guia com esclarecimentos sobre a Lei do Bem. O guia traz orientações sobre o benefício, com regras e formas de avaliação técnica para uniformizar conceitos e dar mais segurança jurídica aos empresários que recorrem ao incentivo.

Fique por dentro das principais ações governamentais que podem influenciar as áreas de Tecnologia e Inovação! Acompanhe o canal Governo do BizMeet!

Lei do Bem

O que é?
A Lei 11.196/05 conhecida como “Lei do Bem” surgiu em novembro de 2005 e concede incentivos fiscais às empresas que realizam pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica, aproximando a relação entre universidades e institutos de pesquisa e o setor privado e potencializando os resultados em P&D.

Benefícios da Lei
• Dedução de 20,4% até 34% no IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) dos dispêndios com P&D;
• Dedução de 50% no IPI na compra de máquinas e equipamentos destinados à P&D;
• Geração de inovação como alavanca do crescimento das organizações.

Informações

Site: http://materiais.anpei.org.br/guialeidobem

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal;

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso