fbpx

Select Page

Inovação tecnológica: comissão aprova desoneração para Internet das Coisas

Inovação tecnológica: comissão aprova desoneração para Internet das Coisas

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, dia 15, o relatório do deputado Eduardo Cury (PSDB-SP) favorável ao Projeto de Lei 7656/2017, do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que reduz taxas incidentes sobre as estações de comunicação máquina a máquina (M2M) e Internet das Coisas (IoT). A proposta reduz a zero o valor da Taxa de Fiscalização de Instalação (TFI), da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) e da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica (Condecine).

Segundo o autor da proposta, o objetivo é criar no Brasil um quadro regulatório favorável ao desenvolvimento da “internet das coisas” – sistemas que permitem a interação entre os mais diversos tipos de objetos por meio da internet.

A proposta, que já foi aprovada na Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, antes de seguir para o plenário.

Tendência de mercado

O Brasil já possui mais de 100 milhões de dispositivos conectados, excluindo celulares e considerando apenas equipamentos para o segmento corporativo (como carros conectados, leitores de rede elétrica e aparelhos para gestão de frotas). Em 2023, esse número deve passar de 400 milhões. A projeção é da Frost & Sullivan. A companhia realizou mais de 200 entrevistas com executivos de empresas de diferentes nichos (automotiva, saúde, energia, óleo e gás, tecnologia e telecomunicações, por exemplo), além de usar dados de pesquisas do Banco Central e outras instituições.

Da Redação com Informações da Câmara e do Teletime

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This