fbpx

Select Page

Lei que cria o Parque Tecnológico de Brasília é sancionada

Lei que cria o Parque Tecnológico de Brasília é sancionada

O governador Rodrigo Rollemberg criou oficialmente na manhã desta terça-feira (10) no Salão Nobre do Palácio do Buriti o Biotic, o primeiro parque com foco em inovação, tecnologia da informação, biotecnologia e comunicação do Distrito Federal. Na sanção da lei da criação do projeto estavam presentes importantes autoridades, como o secretário do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTIC), o presidente da Fibra, além de representantes e diretores da Fecomércio.

De acordo com o governador, o Biotic sustenta-se sob três pilares: tecnologia, biotecnologia e nanotecnologia. O parque tem previsão de abrigar 1,2 mil empresas e gerar mais de 25 mil empregos qualificados na área. O ambiente, portanto, será sinônimo de crescimento para o Distrito Federal. Espera-se o investimento de R$ 1,6 bilhão no parque.

Com o modelo, que agora abriga a biotecnologia, o GDF pretende atrair desde startups até multinacionais de tecnologia, com o objetivo de aumentar a cooperação e o potencial de negócios entre empresas, universidades e centros de pesquisa. Já estão em construção no local o edifício de Governança do Biotic e o prédio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Empresários criticam o projeto BIOTIC

Ontem, o Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (SINFOR/DF) criticou a mudança de nome do parque tecnológico para Biotic e a inserção da atividade de nanotecnologia e biotecnologia, avaliando a possibilidade de desistir dos investimentos previstos para o Parque Tecnológico Capital Digital. De acordo com o presidente do Sinfor, caso o governo insista no modelo que inclui instituições como a Embrapa, o recurso será realocado e destinado à construção de um empreendimento no Entorno de Brasília.

Próximos passos

Durante a solenidade da sanção do projeto do Parque Tecnológico Biotic, ainda, Rollemberg falou sobre a Lei Distrital de Inovação que “disporá sobre estímulos ao desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica e à inovação no ambiente produtivo do DF, com fins a estimular a geração de riquezas”. Essa Lei, de acordo com o governador, será colocada em prática em breve.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This