fbpx

Select Page

MCTIC vai investir 1 milhão em programa focado em mulheres

MCTIC vai investir 1 milhão em programa focado em mulheres

O Dia Internacional da Mulher, comemorado na última semana (8/3) marca o lançamento do Programa Empreendedoras Digitais, uma iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Finep – Financiadora de Inovação e Pesquisa -, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e execução da Softex e Ade Sampa.

O Programa Empreendedoras Digitais visa promover o protagonismo feminino por meio da capacitação e do desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Seu objetivo é capacitar 300 mulheres e gerar 30 startups que serão acompanhadas em um processo de pré-aceleração a ser realizado na capital paulista.

A solenidade de assinatura do acordo contou com as presenças do Ministro do MCTIC, astronauta Marcos Pontes; do presidente da Finep, General Waldemar Barroso; do prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas; da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de SP, Aline Cardoso; do presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano; e do Presidente e Vice-Presidente da Softex, Ruben Delgado e Diônes Lima, respectivamente.

Para o ministro Marcos Pontes, o acordo comprova a prioridade conferida pela pasta ao empreendedorismo, lembrando a importância da mulher nesse processo e de como sua mãe foi fundamental no apoio ao seu sonho de ser piloto e de posteriormente enfrentar o desafio de se tornar o primeiro astronauta do hemisfério Sul. “Ele me garantiu que eu poderia ser o que eu quisesse desde que me esforçasse, me dedicasse e superasse o que os outros esperavam de mim”.

“Cerca de 20% da força de trabalho do mercado formal de tecnologia da informação é de mulheres, e nós queremos ampliar as oportunidades para este público e para as outras áreas tecnológicas”, detalha Paulo Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC.

Os resultados do estudo “Mulheres na TI – Atuação da mulher no mercado de trabalho formal brasileiro em Tecnologia da Informação” realizado pela área de Inteligência Softex com o apoio da Secretaria de Empreendedorismo do MCTIC, colaboraram para o desenvolvimento de um programa focado exclusivamente na capacitação e no estímulo ao aumento da participação feminina no mercado de trabalho no setor de TI.

“A caracterização da força de trabalho e a identificação da evolução de tendências são ferramentas importantes para subsidiar políticas públicas capazes de reduzir brechas salariais e aumentar a participação da mulher no mercado de trabalho de TI. Esse programa é um instrumento que busca potencializar a força feminina para promover importantes transformações em nossa sociedade e na economia por meio do empoderamento, mobilização, educação e investimento”, destaca Ruben Delgado, presidente da Softex.

A chamada para a submissão de propostas será aberta em breve. Acompanhe o BizMeet e fique por dentro de tudo! Cadastre-se hoje mesmo em nossa NEWS!

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso