Select Page

Mercado de tecnologia cresce 12,7% no Brasil

Mercado de tecnologia cresce 12,7% no Brasil

O mercado brasileiro de empresas de TIC (que engloba companhias de hardware, software, serviços, nuvem, estatais BPO e exportações) produziu R$ 195,7 bilhões em 2017, crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior.

No total, o mercado de tecnologia como um todo representou 7,1% de participação no PIB. Os números são de estudo preparado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), apresentado na última semana (20/4), em São Paulo (SP).

Sergio Paulo Gallindo, presidente-executivo da Brasscom, comenta que 7,1% do PIB representa uma grande relevância do setor, mas que ainda há espaço para muito mais. “Brinco que o setor é a China no Brasil”, afirma.

Crescimento acima do PIB nacional

Em 2017, o crescimento nominal do setor de TIC foi 5,1% superior ao da economia nacional.

Para 2018, a expectativa para o setor de TIC (apenas hardware, software, serviços, nuvem, estatais BPO e exportações) é de crescimento de 5% a 5,5%. “Mas com potencial de crescer mais”, diz Gallindo.

Fique por dentro das melhores oportunidades para alavancar projetos e soluções tecnológicas e inovadoras! Siga o instagram da coordenadora do BizMeet.

Empregos e oportunidades

A retomada na produção vem mostrando impactos na criação de empregos. O setor de TIC voltou a registrar aumento no número de oportunidades. Em 2017, 817.862 profissionais estavam empregados, pouco acima dos 817.132 de 2016. Resultado significativo, considerando as fortes quedas desde 2014, quando o número teve o auge, com 874 mil.

Para 2018, a expectativa é de crescimento para 824.194. No primeiro mês do ano, o setor gerou 6 mil novos postos de trabalho, variação positiva de 0,8%.

Da Redação com Informações da CBSI NET

  • É um decisor corporativo e quer ser destaque para o público inovador e tecnológico? Então saiba como
  • Quer que o seu texto seja publicado em nosso site? Envie um e-mail para redacao@bizmeet.com.br

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso