fbpx

Select Page

Mulheres representam aproximadamente 50% da força de trabalho no Brasil

Mulheres representam aproximadamente 50% da força de trabalho no Brasil

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), quatro milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho nos últimos quatro anos, apresentando crescimento de 9,2% entre o terceiro trimestre de 2014 em comparação com o mesmo período de 2018. Com isso, o gênero passa a representar aproximadamente metade da força total de trabalho no Brasil.

No entanto, algumas profissões ainda são dominadas por homens. A área da tecnologia como um todo é um exemplo que ainda sofre com a disparidade entre gêneros. Segundo dados apresentados no evento Women in Tech, promovido pela CA Technologies, apenas 8% das vagas de desenvolvedores de todo o mundo são ocupadas por mulheres.

Segundo Layla Codogno, Product UX Designer do Olist, startup que oferece soluções para a venda em marketplaces, diz que em uma sociedade onde o homem por muito tempo se colocou como provedor, é preciso reforçar constantemente a presença feminina. A igualdade de gênero e a representatividade é uma das formas das mulheres reforçarem que são sim provedoras, independentes, capazes de executar qualquer atividade e merecem o retorno de forma equiparada.

A redução da desigualdade tem potencial para contribuir fortemente com o aquecimento da economia brasileira, assim como do mercado. Como aponta relatório da Organização Internacional do Trabalho, o aumento da participação feminina pode expandir a renda nacional em até R$ 382 bilhões, além de gerar R$ 131 bilhões às receitas tributárias.

O Fórum Econômico Mundial indica que os empregos na área de informática e matemática tenham alta de 3.21% pelo mundo até 2020, com influências de avanços tecnológicos, crescimento de países em desenvolvimento e urbanização. Com a expansão do mercado, também cresce a exigência de profissionais qualificados e aptos a assumir desafios.

Em uma sociedade cada vez mais automatizada, inserir mulheres no mercado de trabalho é essencial para garantir a diversidade, o respeito aos direitos e as condições igualitárias de construção de carreira.

Da redação com informações de www.itforum365.com.br

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This