fbpx

Select Page

Projeto de lei incentiva o crescimento da pesquisa tecnológica

Projeto de lei incentiva o crescimento da pesquisa tecnológica

Está em análise na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) um projeto de lei que prevê dedução no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para os contribuintes que fizerem doações a projetos de pesquisa científica e tecnológica executados por instituição científica e tecnológica (ICT) ou por entidades científicas e tecnológicas sem fins lucrativos.

A proposta (PL 776/2019) estabelece os mesmos limites de dedução do IRPF atualmente permitidos para gastos com instrução do contribuinte e de seus dependentes. Hoje esse valor é de até R$ 3.561,50.

Autor do projeto, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) argumenta que o crescimento tecnológico é ferramenta fundamental para um desenvolvimento econômico e social consistente.

“Em seus aspectos econômicos e financeiros, julgo que, apesar de potencialmente aumentar a renúncia fiscal, a proposta merece acolhimento. Em princípio, as perdas de receita ocasionadas serão compensadas pelo retorno materializado na canalização de recursos para projetos de pesquisa científica e tecnológica, com impactos positivos sobre a produtividade e a competitividade nacionais”, justifica o autor.

De acordo com o senador, países como Estados Unidos e Inglaterra utilizam modelos semelhantes de dedução, tornando as doações parte significativa das receitas de universidades conceituadas. No caso dos Estados Unidos, de acordo com Rodrigues, a legislação permitiria dedução no Imposto de Renda que pode chegar a 50% da renda bruta ajustada do doador.

O projeto aguarda designação do relator. Caso aprovado, será encaminhado à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para decisão em caráter terminativo.

 

Agência Senado

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This