O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) lançaram ontem, 12 de junho, a iniciativa “Sebrae-Embrapii de Apoio à Inovação para Pequenos Negócios”. O evento foi realizado no Sebrae, localizado no SIA (DF).

O objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação de pequenos negócios que atuam na cadeia de valor da indústria, aproximando-os de instituições de excelência em pesquisas científica e tecnológica credenciadas pela Embrapii. Entre os beneficiados, estão as micro e pequenas empresas (MPEs) e os microempreendedores individuais (MEIs).

Para o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, as medidas fortalecerão ainda mais a inovação brasileira e fortalecer os laços entre os setores produtivos e acadêmicos. “Além de novas Unidades e Polos que estarão aptos a desenvolver mais projetos junto às empresas, também queremos aproveitar a capacidade intelectual de nossos pesquisadores e estudantes, que têm muito a contribuir no fomento à inovação”, declarou.

Como participar

Os projetos não precisarão passar pelos processos típicos de um edital. Bastará o empresário apresentar, a qualquer momento, a ideia de projeto de inovação ao Sebrae ou à apreciação de uma unidade credenciada da Embrapii. A viabilidade do projeto será avaliada dentro do rol de competências da unidade e do nível de maturidade tecnológica.

“Estamos dando um passo muito importante para o incentivo à inovação das empresas e abrindo caminho para a modernização e simplificação da atividade industrial no país, especialmente para as micro e pequenas empresas. Ninguém nasce grande, e a inovação nasce na cabeça das pessoas. Por isso, ao compartilharem riscos de projetos, os empreendedores irão potencializar a força competitiva dos setores onde atuam, tanto no mercado interno como no mercado internacional”, disse o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.