Select Page

Secretário da Secti, Tiago Coelho, conversa com o Bizmeet sobre as demandas de tecnologia e ações da entidade

Secretário da Secti, Tiago Coelho, conversa com o Bizmeet sobre as demandas de tecnologia e ações da entidade

Na tarde da última quarta-feira (26) o Bizmeet reuniu-se com o novo secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti), Tiago Coelho, com o objetivo de tratar sobre demandas da área, sobre o Biotic e o Conselho de Ciência e Tecnologia.

Durante o bate-papo o secretário ficou à vontade sobre as perguntas levantadas e sentiu-se agradecido pelo encontro. Logo no início, a coordenadora do principal portal de tecnologia do DF, Juliana Ribeiro, o recepcionou com entusiasmo e gratidão, além de ter mencionado a boa recepção da assessoria do Tiago com o portal.

Tiago Coelho, então, iniciou sua participação dizendo que prestar contas à população sobre esses assuntos é fundamental. “Todo gestor público tem como obrigação prestar contas do que está fazendo”, disse.

Ele ainda relatou seu entusiasmo por esse assunto. “É um prazer estar aqui e conversar sobre Ciência, Inovação e Tecnologia que é uma paixão nossa”.

O encontro foi norteado a partir de três perguntas principais, que foram discutidas em grupos de opinião e de Whatsapp por atores de tecnologia e inovação. Foram estas: Ações da Secti nos próximos meses; Andamento do Biotic; e a volta do Conselho de Ciência e Tecnologia da secretaria.

Ações da Secti

O secretário relatou três novas ações da Secti que serão encaminhadas nos próximos meses. Uma na frente da sociedade, outra na do setor produtivo e a última na da academia. “Nós precisamos ter essa tríade para levar ciência aonde ela precisa chegar”, explicou.

Na frente da sociedade a ideia é estar mais perto da população. “Iremos fazer isso por meio da Ciência das Cidades ou ‘caravana da ciência’, onde dialogaremos com a população”.

Sobre o setor produtivo Tiago falou que é preciso um olhar apurado. “O setor produtivo se ressente muito, porque a ciência é devotada para aspectos de pesquisas acadêmicas. Uma das ações concretas é colocar o Parque Tecnológico para funcionar ainda esse semestre”, ratificou.

Já a frente acadêmica dará fomento à ciência por meio de editais de pesquisa.

O secretário disse ainda que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia unirá estas três frentes. “Nós teremos em outubro esse evento, para que possamos fazer um grande momento de congregação nos três eixos”, explicou.

Biotic

Tiago ainda foi perguntado sobre as próximas ações para a criação do Parque Tecnológico, o Biotic. A primeira delas é edificar o prédio da Governança. “A expectativa é que até o mês de agosto todos os pavimentos do prédio estejam finalizados”.

O secretário falou ainda sobre a composição da Biotic S.A. que permitirá fazer novos fundos de investimento para as ações do parque.

Juliana indagou Tiago sobre a dificuldade de acesso ao Biotic e ele disse que a secretaria irá trabalhar nisso. “A Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação junto com o comitê de governança e a secretaria de mobilidade fará todas as tratativas para que a gente garanta um acesso público para essa região”, respondeu.

Conselho de Ciência e Tecnologia

Sobre esse assunto Tiago Coelho garantiu que o serviço retornará. “O Conselho será retomado porque está dentro de nossa política de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF”.

Sinal livre

Foi mencionado ainda um projeto da secretaria para acesso livre à internet (Wi-Fi). “Iremos intensificar e levar esse sinal livre para as cidades. Queremos trabalhar, nesse primeiro momento, com Ceilândia e Taguatinga e depois estender para escolas e unidades de saúde”, disse.

Carreira

Tiago Coelho é cirurgião dentista por formação, natural de Belém do Pará e está há 17 anos em Brasília. Tem larga experiência na tecnologia e agora está à frente da pasta da Secti.

O diálogo foi finalizado com o agradecimento de Juliana Ribeiro ao Tiago Coelho, pois ele demonstrou respeito por um trabalho feito em prol da comunidade de Tecnologia e Inovação da Capital. Profissionais, empreendedores e inovadores mandaram perguntas ao secretário, que serão respondidas por ele e divulgadas no Bizmeet.

Cadastre-se no canal “Vlog da Juliana Ribeiro” e veja o vídeo da entrevista completa.

O Bizmeet dará segmento à divulgação das ações do Secti.

Quer ficar atualizado dos principais acontecimentos de Tecnologia e Inovação do Distrito Federal? Acompanhe a newsletter do Bizmeet.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal;

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso