Select Page

Segurança digital: fator crítico para a sociedade

Segurança digital: fator crítico para a sociedade

Depois do ataque do Ransoware wannacry, surgiu a urgência de debates e políticas sobre o tema. Organizações públicas e privadas foram impactadas por esse mal. O portal Bizmeet acompanhou de perto o seminário “Confiança no Ambiente Digital: os Desafios da Segurança Cibernética na Estratégia Digital Brasileira (EDB)” que aconteceu nesta quinta-feira (08). Participaram do evento sumidades como o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab; o secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão; a coordenadora do GT de crimes cibernéticos, Neide de Oliveira; o diretor do Internet Lab, Francisco Brito Cruz; e o sócio-diretor CyberSecurity da KPMG Consultoria, Rodrigo Milo.

O ministro Gilberto Kassab participou da abertura do evento que foi organizado pela Sepin (Secretaria de Política de Informática). Segundo ele, avanços tecnológicos também trazem seus problemas, e a segurança cibernética é uma das principais preocupações da sociedade. “Que esse seminário seja o primeiro passo para que a gente possa contribuir como governo para ajudar em parte das soluções”, ressaltou. Ele acrescentou que a segurança cibernética é uma importante ferramenta para enfrentar a criminalidade que envolve o uso de tecnologias.

O ministro ainda lembrou a vocação do brasileiro para o mundo digital e citou setores em que o país se destaca nessa área, como a urna eletrônica nos processos eleitorais, o programa de declaração do Imposto de Renda da Receita Federal e o sistema bancário.

Por sua vez, o secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão, lembrou que a segurança cibernética ganhou destaque em dois casos recentes: no ataque cibernético em diversos países, inclusive no Brasil, com o sequestro de dados de usuários e empresas; e no jogo “Baleia Azul”, que utilizou as redes sociais para induzir jovens em todo o mundo à automutilação e ao suicídio.

E o edital Startup Brasil?

O Bizmeet perguntou especificamente sobre ele. Segundo Sérgio Alves – um dos responsáveis pela área de empreendedorismo – o edital Startup Brasil, extremamente requisitado, está previsto para sair em breve. Ele achou melhor não citar datas, mas mencionou que até o final do ano uma nova chamada do documento será realizada.

O Startup Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, é uma iniciativa do governo federal criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão da Softex, em parceria com aceleradoras, para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica, as startups.

O programa tem como objetivo alavancar a aceleração destas, colocando no mercado local e internacional novos produtos e serviços inovadores. Por meio da parceria entre o governo e a iniciativa privada, ele contribui para a geração de um ecossistema favorável ao empreendedorismo de base tecnológica.

Mais informações

Site: http://startupbrasil.org.br/

Quer ficar atualizado dos principais eventos de Tecnologia e Inovação do Distrito Federal? Acompanhe a newsletter do Bizmeet.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal;

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso