fbpx

Select Page

Senador defende melhorias na lei que trata de incentivos à inovação

Senador defende melhorias na lei que trata de incentivos à inovação

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu nesta quinta-feira (24) em Plenário o aperfeiçoamento da Lei 11.196/2005, apelidada de Lei do Bem, que trata dos incentivos fiscais às empresas que realizarem pesquisa de inovação tecnológica.

Para ele, as regras atuais limitam o número de empresas destinatárias de incentivos fiscais, ao estabelecer que esse benefício seja voltado apenas às tributadas pelo lucro real. Assim, explicou o senador, as pequenas startups, optantes do Simples, importantes atores na inovação tecnológica, não podem receber incentivos fiscais.

Outro fator que dificulta o estímulo à inovação no país, acrescentou Izalci Lucas, é a falta de fontes de investimento no setor. Ele observou que os cortes orçamentários praticamente acabaram com os financiamentos de projetos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entidade responsável pelo gerenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

“Investimento em inovação é diferente de gastar com tecnologia já existente, que dá retorno imediato. As atividades de pesquisa, às vezes, demoram uma década para dar retorno, ou, às vezes, mais tempo ainda. Por isso, é fundamental assegurar recursos estáveis. Não é possível deixar pesquisadores e empresas sem previsão”, disse.

Veja a Lei do Bem na íntegra

Agência Senado

Saiba mais sobre as principais inovações que irão transformar carreiras e negócios!

Sobre o Autor

Juliana Ribeiro

Com mais de 18 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, Juliana Ribeiro foi assessora e gerente em grandes organizações públicas e privadas. Foi membra da diretoria de várias entidades ligadas à gestão e empresários, como exemplo podemos citar: Coordenadora da Rodada de Negócios da BPW (uma associação internacional voltada para mulheres de Negócio). Possui nível superior na área de TI, pós-graduação e uma certificação reconhecida internacionalmente. É diretora de inovação do BizMeet – uma das principais referências em Tecnologia da Capital Federal. Como coordenadora deste Portal e Influenciadora Digital, já entrevistou lideranças nacionais. Além disso, ministra palestras e workshops focados no mercado de novas tecnologias e inovação. Congressos de renome mundial já receberam a palestrante.

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This