fbpx

Select Page

Últimos dias: consulta pública sobre economia digital

Últimos dias: consulta pública sobre economia digital

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) disponibilizou uma Consulta Pública sobre Economia Digital. O objetivo é identificar junto aos diversos atores públicos e privados – empreendedores, instituições, acadêmicos e centros de pesquisa – desafios e oportunidades para transformar o setor produtivo do país.

Disponível até o dia 24 de julho de 2019, o questionário é composto por sete pilares principais: Infraestrutura; Capital Humano; Privacidade e Segurança Cibernética; Financiamento e Tributação; Regulação e Institucionalidade; Tecnologia; e Cultura Organizacional.

Nos últimos meses, a Agência tem debatido como fomentar a digitalização da economia brasileira e qual o papel dos atores públicos e privados nessa jornada. Foram realizadas reuniões de trabalho e workshops internos e externos, com a participação de cerca de 50 instituições.

Economia Digital

Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, inteligência artificial, big data e outras tecnologias são usadas para coletar, armazenar, analisar e compartilhar informações digitalmente e transformar as interações sociais, além de permitir que as atividades econômicas sejam mais flexíveis, ágeis e inteligentes. Esse é o cenário da Economia Digital, também chamada de Economia da Internet, Nova Economia ou Economia da Web.

A Economia Digital trata do uso intensivo de Tecnologias de Informação e Comunicações (TICS), incluindo novas formas de funcionamento e de interação entre indivíduos, empresas e Estado. Dados, informações e conhecimento são fatores chave de produção, contribuindo para o aumento da produtividade, a redução de custos, a mudança de processos e a criação de novos modelos de negócios e empregos.

O documento Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), menciona o estudo “Digital Disruption: The Growth Multiplier“, da Accenture, que aponta que a economia digital representava em torno de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2016, podendo chegar a 25,1% do PIB em 2021.

Informações

Serviço: Consulta Pública sobre Economia Digital
Prazo: até o dia 19/07/2019
Participe: Consulta Pública sobre Economia Digital

Da Redação com Informações da ABDI

Saiba mais sobre as principais inovações que irão transformar carreiras e negócios!

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This