fbpx

Select Page

FAPESP e IBM selecionam propostas para Centro de Inteligência Artificial

FAPESP e IBM selecionam propostas para Centro de Inteligência Artificial

A FAPESP e a IBM lançaram uma chamada de propostas para selecionar parceiros para a constituição do Centro de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial.

O objetivo do novo centro será desenvolver pesquisa disruptiva, com potencial para promover avanços científicos significativos na área e com aplicações em setores industriais estratégicos. Para isso, terá financiamento de US$ 1 milhão por ano, dos quais US$ 500 mil serão aportados pela FAPESP e o mesmo valor pela IBM, por um período de até 10 anos.

“Esperamos receber propostas voltadas ao desenvolvimento de pesquisa avançada que seja mundialmente competitiva e que contemple a formação de recursos humanos em inteligência artificial. Há uma grande demanda por pesquisadores nessa área tanto no Brasil como em outros lugares do mundo,” disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

Aplicações industriais da inteligência artificial

O desenvolvimento da inteligência artificial está entre as quatro áreas estratégicas de pesquisa da IBM. As outras três são a preparação de bases para o futuro da computação, a definição e otimização de cadeias de dados (blockchains) e a transformação de setores industriais por meio da ciência e da inteligência artificial.

Para continuar o desenvolvimento na área e possibilitar expandir sua aplicação industrial, será preciso potencializar avanços na percepção, raciocínio e compreensão de dispositivos computacionais para ajudá-los a lidar com tarefas complexas semelhantes às humanas. Além disso, desenvolver novos hardwares, softwares e algoritmos que tornem a inteligência artificial mais rápida, fácil e capaz de atacar problemas maiores e mais complexos.

Paralelamente ao avanço da inteligência artificial, será preciso assegurar que os algoritmos não sejam tendenciosos e nem discriminem pessoas por razões de raça, sexo ou classe social na tomada de decisões, como concessão de crédito ou propostas de seguro – sem esquecer que a inteligência Artificial precisa ser socialmente responsável.

Quer ser destaque no mercado inovador e tecnológico?

Propostas

A apresentação das propostas será feita exclusivamente por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP pelo Pesquisador Responsável. A data final para submissão de propostas à FAPESP é 15 de abril de 2019. Na primeira quinzena de março, IBM e FAPESP promoverão reunião de trabalho para apresentação de temas e esclarecimento de dúvidas.

As instruções específicas aos pesquisadores do Estado de São Paulo podem ser encontradas em www.fapesp.br/12504.

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal

Sugestão de Pauta

Parcerias

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso

Share This