Select Page

Gartner aponta três tendências para os negócios digitais na próxima década

Gartner aponta três tendências para os negócios digitais na próxima década

Tecnologias que envolvem inteligência artificial, experiências imersivas e plataformas digitais vão impactar a economia digital nos próximos anos.

O estudo do Gartner “Hype Cycle for Emerging Technologies 2017” apontam três tendências de tecnologias emergentes que vão impactar a economia digital nos próximos cinco a dez anos. Inteligência artificial (IA) em todos os ‘lugares’, experiências imersivas e plataformas digitais vão permitir que as empresas prosperem, com base na melhora do atendimento do cliente.

De acordo com o relatório, as empresas e seus desenvolvedores devem avaliar essas tendências devido ao impacto nos negócios e a necessidade de responder às oportunidades e ameaças da economia digital, orientando os investimentos na criação de produtos.

Inteligência Artificial em todos os lugares

A inteligência artificial será a classe de tecnologia mais disruptiva dos próximos dez anos devido ao poder computacional, quantidade de dados disponível e avanço no desenvolvimento de redes neurais. Isso permitirá que organizações com tecnologias IA aproveitem os dados para se adaptar a novas situações e resolver problemas.

Entre as tecnologias que englobam a classe, é possível destacar: computação cognitiva, aprendizado de máquina, veículos autônomos, drones, entre outras.

Experiências imersivas

A tecnologia continuará se tornando mais centrada no ponto de vista humano, a ponto de introduzir a relação entre pessoas, negócios e coisas. Esse relacionamento ficará muito mais entrelaçado à medida que a evolução da tecnologia se torna mais adaptativa, contextual e fluida no local de trabalho, em casa e na interação com empresas e outras pessoas.

As tecnologias críticas a serem consideradas incluem: Impressão 4D, Realidade Aumentada (AR), Casa Conectada, Realidade Virtual (VR) e Exibições Volumétricas, entre outras.

Plataformas digitais

As tecnologias emergentes vão precisar de uma atualização das plataformas que fornecem o volume de dados necessários e o poder computação. A mudança da infraestrutura técnica compartimentada para plataformas habilitadas em ecossistemas está lançando a base para novos modelos de negócios que estão formando a ponte entre pessoas e tecnologia. O Gartner selecionou as seguintes tecnologias como chave: 5G, Blockchain, Plataformas de IoT, entre outras.

Os coordenadores do BizMeet ministram palestras e workshops sobre Tendências e Inovações Tecnológicas para organizações públicas e privadas. Entre em contato hoje mesmo!

Sobre o Autor

Redação

O Bizmeet é um das principais referências do Centro-Oeste nas áreas de Tecnologia e Inovação. É ganhador de prêmios regionais e até mundialmente reconhecido. Empresas e instituições de grande renome já investiram em iniciativas do portal;

Share This

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e atualizações.

Sua inscrição foi realizada com sucesso